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    • Assessoria em Recursos Humanos

      Empresas associadas contam com o serviço de Assessoria em Gestão de Recursos Humanos e de Relações Trabalhistas. O objetivo é dar suporte às associadas na implantação, reestruturação ou atualização dos diversos subsistemas que compõem estas duas áreas por meio da utilização de modernas e eficazes ferramentas na gestão de pessoas.

      O atendimento é realizado pelo consultor Ayrton de Campos, tem mais de 40 anos de experiência na área e já atuou como gestor de Recursos Humanos em empresas de grande porte, como a Cofap, Fania e Alstom/Areva.

    • Assessoria Jurídica

      O serviço é prestado pelo Escritório BECHELENI & LIMA SOCIEDADE DE ADVOGADOS atua no ramo do Direto Público, tendo seu foco de atuação em Direto Eleitoral, Constitucional, Administrativo, Tributário, Empresarial, Cível, Criminal, Desportivo, Trabalhista e Previdenciário.

      Atuam na consultoria das demandas inerentes ao Sindicato e de suas empresas associadas, executando serviços de consultoria e assessoramento jurídico através da emissão pareceres escritos e/ou verbais, na realização de palestras e na participação nos grupos com temas específicos para atualização e capacitação.

      O escritório tem expertise no direito tributário e empresarial, atuando na esfera de resolução pacífica de conflitos. A Advocacia presta serviços de natureza preventiva, orientando o contribuinte para o correto recolhimento ou ressarcimento de impostos, taxas e contribuições, assim como promove as mais diversas ações e patrocina a defesa processual nos âmbitos administrativo e judicial.

    • Convênios
  • Grupos
    • GRHI

      O Grupo de Recursos Humanos de Itajubá foi criado pelo SIMMMEI em novembro de 2003. Trata-se de um grupo informal, sem fins lucrativos, que congrega profissionais pertencentes à área de Recursos Humanos como um todo, tratando assuntos administrativos e de desenvolvimento dos recursos humanos das empresas afiliadas ao Sindicato das Indústrias de Itajubá.O GRHI promove aos profissionais associados atividades como palestras, workshops e seminários, entre outras.

      São objetivos do GRHI:

      • Possibilitar o intercâmbio de experiências e informação entre os profissionais de Recursos Humanos que atuam junto às empresas nas atividades do departamento de RH como um todo.
      • Subsidiar as empresas-membro no gerenciamento das atividades através de trabalhos/pesquisas de interesses da área.
      • Estimular a melhoria do desempenho dos profissionais de RH no âmbito interno das empresas-membro.

      Para que uma empresa ingresse no GRHI, é necessário:

      • Possuir em sua estrutura organizacional áreas de recursos humanos regularmente constituída.
      • Possuir em seu quadro, profissionais que atuam na área de RH.
      • Disponibilizar seus profissionais para realização de trabalhos do Grupo.
      • Ser aprovada pela maioria dos membros da Comissão.
      • Ser associada ao SIMMMEI.
    • GEMA

      O Grupo Estratégico de Meio Ambiente foi criado pelo SIMMMEI em abril de 2010. Trata-se de um grupo informal, sem fins lucrativos, que congrega profissionais pertencentes à área de meio ambiente.A participação no grupo é aberta aos representantes de todas as empresas associadas ao SIMMMEI.

      O GEMA tem como objetivos:

      • Realizar reuniões periódicas visando o intercâmbio técnico e colaboração mútua na execução de suas atividades de trabalho.
      • Promover a troca de experiências e estudos de caso na área de gestão ambiental, tratamento de efluentes, reciclagem, reuso, minimização de resíduos, redução do consumo de energia, matérias-primas e água, educação ambiental e preservação/recomposição de áreas verdes, recursos hídricos entre outros.
      • Buscar expressar o pensamento deste segmento profissional junto a órgãos colegiados consultivos e deliberativos como Conselhos Municipais de Meio Ambiente, Comitês de Bacia Hidrográfica e outros.
      • Discutir a legislação e normatização ambiental vigente, visando o seu efetivo entendimento/cumprimento, propondo modificações para seu aperfeiçoamento, quando cabível. Estudar as novas legislações e normas que afetam à indústria, ainda na fase de projeto, para colaborar na sua elaboração, através de moções aos parlamentares e órgãos normatizadores.
      • Colaborar com órgãos públicos na prevenção da poluição e preparação para o atendimento a emergências ambientais.
      • Servir de fórum para divulgação e fomento de novas tecnologias para a produção mais limpa.
      • Colaborar com a administração pública, comunidade e sociedade civil para o desenvolvimento sustentável e preservação da Natureza.
      • Organizar seminários e eventos públicos sobre questões ambientais relevantes para o universo da indústria.
      • Fomentar a criação e intercâmbio em entidades congêneres.
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Área Restrita

18 de março de 2020

Indústrias de Itajubá e Lambari adotam medidas preventivas contra o coronavírus

As empresas associadas ao Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Itajubá (SIMMMEI) passaram a adotar, desde terça-feira (17 de março de 2020), uma série de medidas preventivas para conter o coronavírus em nossa região.

O último balanço do Ministério da Saúde, divulgado na tarde de terça-feira (dia 17/03), contabiliza 291 infectados e 1 morte, ocorrida em São Paulo. Há ainda 8.819 casos suspeitos, ainda em análise. Em Itajubá, são 4 casos suspeitos, 1 descartado e 20 em monitoramento, de acordo com balanço da Secretaria Municipal de Saúde, também divulgado nesta terça-feira.

“É fundamental que todos estejamos, neste momento, atentos e alinhados às diretrizes das autoridades municipais, estaduais e federais para conter o avanço da doença em nossa cidade e país. Para isso, precisamos adotar as medidas preventivas necessárias e acatar as decisões de nossos governantes e autoridades sanitárias”, explicou o presidente do SIMMMEI, Henrique Sérgio de Paula.

Confira as principais medidas adotadas pelas indústrias de Itajubá e do Polo Aço Inox de Lambari:

RELACIONAMENTO COM OS FUNCIONÁRIOS

  • Orientação básica sobre os cuidados necessários na convivência diária: evitar aperto de mãos, abraços e manter distância mínima de pelo menos um metro do interlocutor;
  • Distribuição de material educativo sobre a doença;
  • Palestras de conscientização, ministradas por médicos e pela equipe de Segurança do Trabalho, sobre o coronavírus.
  • Colocação de álcool gel em pontos estratégicos das empresas;
  • Reforço na limpeza dos pontos comuns com álcool: portas, maçanetas, mesas, teclados, mouses, restaurante e seus utensílios, banheiros etc;
  • Distribuição de luvas para as pessoas da portaria e da área de logística.
  • Alteração na rotina do restaurante, com um revezamento maior no horário de refeições, para minimizar aglomerações, inclusive, diminuindo o número de cadeiras, de forma a garantir o espaçamento de segurança entre os usuários;
  • Adoção do trabalho remoto (home office) para aqueles que podem desempenhar suas funções em casa e para os funcionários que estão no grupo de risco (com mais de 60 anos e/ou portadores de doenças, como diabetes);
  • Cancelamento das viagens e visitas a clientes e fornecedores;
  • Restrição à realização de reuniões;
  • Antecipação de férias aos funcionários que estão no grupo de risco.

RELACIONAMENTO COM CLIENTES E FORNECEDORES

  • Carta enviada a todos os CLIENTES e FORNECEDORES, informando sobre as medidas preventivas adotadas pelas empresas;
  • Restrição às visitas, priorizando resolver demandas por telefone, e-mail, videoconferências ou aplicativos de mensagens; há empresas que adotaram a aplicação de questionário de saúde para as visitas indispensáveis – a medida visa mapear a situação de saúde do visitante, as viagens anteriores e os contatos externos etc;
  • Criação de salas de espera, com local para higienização de mãos, aplicação de álcool gel, colocação de máscara e orientação de segurança.
  • Monitoramento permanente das entregas de fornecedores, em especial, dos motoristas.

SOBRE O CORONAVÍRUS

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, os coronavírus (CoV) são uma grande família de vírus que causam doenças que variam do resfriado comum a doenças mais graves, como a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS-CoV) e a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS-CoV).

A doença de coronavírus (COVID-19) é uma nova cepa que foi descoberta em 2019 e não foi identificada anteriormente em seres humanos.

Sinais comuns de infecção incluem sintomas respiratórios, febre, tosse, falta de ar e dificuldades respiratórias. Em casos mais graves, a infecção pode causar pneumonia, síndrome respiratória aguda grave, insuficiência renal e até morte.

As recomendações padrão para impedir a propagação da infecção incluem lavagem regular das mãos, cobertura de boca e nariz ao tossir e espirrar, cozinhar bem a carne e os ovos. Evite contato próximo com qualquer pessoa que apresente sintomas de doenças respiratórias, como tosse e espirros.

Itajubá, 18 de março de 2020.

Bill Souza

Agência Contexto – Assessoria em Comunicação

(35) 98828-0861

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