Endereço

Rua Major Belo Lisboa, 22

Telefone

(35) 3622-3547

Analista ambiental da FIEMG apresenta Produção mais Limpa ao GEMA

Notícias

Representantes das empresas associadas ao Grupo Estratégico de Meio Ambiente (GEMA) do Sindicato das Indústrias de Itajubá (SIMMMEI) tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais da metodologia Produção Mais Limpa (PmaisL) durante palestra realizada, em 31 de agosto, na sala de reuniões da instituição.

 

Os convidados especiais do evento foram os analistas ambientais da FIEMG (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais), Breno Aguiar (da Gerência de Meio Ambiente, de Belo Horizonte) e Laene Fonseca Vilas Boas, da Regional Sul.

 

“Essa era uma necessidade que detectamos junto às nossas associadas, ou seja, de termos mais informações sobre o tema, que é atual e extremamente necessário”, disse a gerente do SIMMME, Sandra Márcia Cortez Ribeiro.

Ao final do encontro, os participantes propuseram um estudo para que o SIMMMEI promova a implantação do projeto em sua base de atuação. “Este é um tema muito relevante para as indústrias e a palestra foi de extrema valia já que nos sinalizou uma possibilidade de desenvolvimento deste trabalho com apoio da FIEMG”, falou Tatiana Chiaradia, da Balteau Produtos Elétricos, coordenadora do GEMA.

Para Breno Aguiar, que conduziu a apresentação aos representantes do GEMA, a Produção Mais Limpa busca eliminar ou reduzir a geração de resíduos ao longo do processo produtivo. “Na verdade, precisamos produzir mais com menos, ou seja, menos impacto ambiental”, adianta.

 

“Há um ganho ambiental, sem dúvida, mas também há um ganho econômico considerável: os resíduos foram comprados como matéria-prima que, por algum motivo nessa cadeia produtiva, foi descartada, gerando desperdícios e gastos com insumos, como água e energia”, explica. Ele discutiu casos de sucesso com a implantação da metodologia em empresas da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

 

 

Fazem parte do GEMA as seguintes empresas: AEES, Alfresa, Alstom, Balteau, Cabelauto, Fania, Helibras, Mahle e Stabilus. A participação é aberta aos representantes da área de meio ambiente de todas as empresas associadas ao SIMMMEI. Mais informações pelo telefone (35) 3622-3547.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Compartilhar :

Últimas Notícias

Categorias

Have Any Question?

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod
Pular para o conteúdo