Da esquerda para a direita, Maïmouna Gueye (professora da Seção Francesa do G9), Estela de Oliveira (professora do G9); Irène Fadel Bertome (mãe e funcionária da Helibras); Jamila Monier (mãe e esposa de funcionário)
Projeto criado para atender às necessidades escolares dos filhos de funcionários franceses conclui com sucesso a parceria com o G9
Ao longo dos 36 anos de sua trajetória, a Helibras sempre contou com um grande número de funcionários vindos da França para trabalhar na sede da empresa em Itajubá (MG). Como na cidade não existe um estabelecimento de ensino que siga o currículo francês e permita que os alunos se reintegrem às disciplinas cursadas na França ao retornar àquele país, a Helibras mantém um projeto denominado “Seção Francesa”. Inicialmente realizado em parceria com o Curso G9, o projeto procura atender às necessidades escolares dos filhos dos expatriados, oferecendo uma alternativa de qualidade que lhes permite estar integrados à realidade escolar brasileira e, ao mesmo tempo, seguir a matriz curricular francesa.
Para marcar a conclusão de mais uma etapa de estudos e o fim do período de parceria, encerrada em dezembro de 2014, o Curso G9 realizou uma confraternização que reuniu os alunos participantes e seus familiares, professores e coordenadores do projeto e a Helibras.
O projeto tem como ponto primordial a ajuda doCNED – Centre National d”Enseignement à Distance-, um sistema de ensino a distância que integra ao currículo francês os alunos que vivem no exterior. Mas a eficácia da Seção Francesa também se deve aos esforços do Curso G9 em atender a regulamentação e certificação do projeto junto às autoridades educacionais competentes, além de estar sempre aberto à discussão com os pais sobre diferentes temas ligados à vida educacional de seus filhos. A escola cedeu toda a sua infraestrutura e empenho para a realização de melhores práticas educacionais.
Para Alexandre Rodrigues, analista de RH da Helibras e mediador dessa parceria, um dos principais pontos fortes do projeto tem sido a diversidade cultural vivenciada pelos alunos. “Tivemos tanto professores da França, quanto do Brasil e do Senegal, todos francófonos. E essa importante multiculturalidade também engloba os alunos brasileiros dos estabelecimentos de ensino parceiros do projeto, que convivem com as diferentes nacionalidades”, ressalta.
A Airbus Helicopters e a Helibras também colaboraram com materiais escolares e recursos didáticos para que o currículo atendesse às necessidades das crianças. Os alunos ainda assistiram às aulas do currículo brasileiro juntamente com estudantes dos cursos parceiros, o que possibilitou uma ótima relação com os colegas do Brasil e com a comunidade local.
Atualmente, poucas famílias de funcionários franceses ainda residem no Brasil, e por isso a Seção Francesa continua atuante, num formato menor, com a TradWorks.
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Fonte: Convergência