O Sindicato das Indústrias de Itajubá (SIMMMEI) foi um dos ganhadores do Prêmio Melhores Práticas Sindicais. O SIMMMEI conquistou a 4ª colocação na Categoria Negociação Coletiva. A cerimônia de premiação foi realizada na Federação das Indústrias de São Paulo (FIESP), na capital paulista, em 17 de novembro.
O evento teve o objetivo de identificar, valorizar e incentivar as ações e projetos desenvolvidos pelos sindicatos patronais da indústria filiados às federações. A cerimônia é uma iniciativa conjunta da Federação das Indústrias de São Paulo (FIESP), Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (FIRJAN), Federação das Indústrias do Paraná (FIEP) e Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC).
“O prêmio vem coroar um trabalho discreto do SIMMMEI em busca de sempre oferecer o melhor ao seu associado. Para nós, é um orgulho muito grande recebê-lo, sentimento que é amplificado por ter sido o único Sindicato da Regional Sul e um dos 11 agraciados em Minas Gerais, de um total de 137 sindicatos”, disse o presidente do SIMMMEI, André Gesualdi. “Agradeço a Sandra Márcia Cortez Ribeiro e Ayrton de Campos pela preparação da inscrição e texto da melhor pratica, assim como todos do Sindicato e da Diretoria que acreditam e apoiam nossas iniciativas”, completou.
Ao todo, disputaram a premiação 74 práticas inscritas, em três categorias: Negociação Coletiva; Comunicação, Relacionamento com Associados e Associativismo; e Defesa Setorial. A primeira categoria busca reconhecer as ações e os projetos ligados às relações entre capital e trabalho. A segunda reconhece os programas de comunicação e relacionamento e as ações de divulgação e de valorização da marca sindical. Já a terceira premia as ações desenvolvidas em defesa do setor ou de uma região, visando ao aumento da competitividade e produtividade das empresas.
As melhores ações foram eleitas por uma comissão julgadora, composta por instituições parceiras do Sistema FIEMG. Nesta edição, foram avaliadas as práticas adotadas em 2015 e 2016 a partir dos seguintes critérios: originalidade; criatividade; inovação; integração e relacionamento com o setor e a sociedade; impacto do resultado na imagem da entidade; sustentabilidade financeira; relação custo benefício; e indicadores quantitativos, como aumento de associados.
Fonte: Contexto