Duas empresas associadas ao Sindicato das Indústrias de Itajubá (SIMMMEI), HVEX e Advantech do Brasil, apresentaram produtos durante o lançamento, em Itajubá, da tecnologiaNarrowband Internet of Things(NB-IoT).
O evento, organizado pela INOVAi – Associação Itajubense de Inovação e Empreendedorismo, foi realizado, em 9 de novembro, no auditório do Centro de Excelência em Eficiência Energética (Excen) da Universidade Federal de Itajubá. A diretoria do SIMMMEI foi representada pela gerente Sandra Márcia Cortez Ribeiro.
O lançamento da solução NB-IoT foi possível graças a uma parceria entre a INOVAi, a TIM e a Ericsson do Brasil. A tecnologiaNarrowband Internet of Thingspermite conexões com baixo consumo de energia de área ampla (LPWA), em que pequenas quantidades de dados são transmitidas a longas distâncias por meio de dispositivos móveis ou máquinas dedicadas.
Pela parceria, a TIM ativou rede comercial de internet das coisas (NB-IoT) para a criação e desenvolvimento de soluções voltadas para as cidades inteligentes na rede 4G. Já a Ericsson disponibilizou aos alunos de graduação e mestrado da Unifei, juntamente com startups coordenadas pela INOVAi, a plataformaIoT Accelatorpara desenvolver soluções para os setores de Saúde, Indústria, Educação e Segurança.
Evento
Na abertura do evento, o reitor da Unifei, professor Dagoberto Alves de Almeida, ressaltou a importância de os membros da INOVAi estarem mais uma vez presentes na universidade para o lançamento de uma tecnologia que “irá beneficiar todo o ecossistema de empreendedorismo e inovação de Itajubá”. “Vivemos, neste momento singular de nossa cidade, uma onda de ações positivas que começou a acontecer desde a criação da INOVAi”, disse.
“Essa é uma data histórica porque queremos transformar Itajubá em um polo de desenvolvimento da Internet das Coisas. Nós teremos grandes oportunidades pela frente porque a IoT está relacionada diretamente com a Indústria 4.0, que é a quarta revolução industrial”, explicou o presidente da Ericsson do Brasil, Eduardo Ricotta.
Para o prefeito de Itajubá, Rodrigo Imar Martinez Riera, o lançamento da Solução NB-IoT é “algo muito significativo para a cidade e região”. “Demos um grande passo para o desenvolvimento das empresas aqui instaladas, de nossas universidades e de nosso município”, destacou.
Programação
Logo após a abertura oficial, o coordenador de Fomento, Pesquisa e Desenvolvimento da Pró-Reitoria de Extensão da Unifei, Alessandro Augusto Nunes Campos, fez uma apresentação do “Plano Nacional de IoT”. Na sequência, o CTO da conta TIM – Ericsson, Leandro Nobre, traçou um breve panorama sobre “O potencial de IoT para negócios no Brasil”.
Também foi feita a apresentação da “Solução NB-IoT para o País”, pelo gerente do Centro Tecnológico da TIM, Átila Leão Flores Xavier. Ele destacou que, para ser colocado em prática um projeto como esse, são necessários infraestrutura adequada, pesquisa e desenvolvimento.
Além das palestras, a organização do evento promoveu o painel “Aplicações NBIoT no Ecossistema de Empreendedorismo e Inovação de Itajubá”, mediado pelo diretor de Inovação da INOVAi, Carlos Vitor Rodrigues Conti, e que teve a participação dos seguintes empresários e empreendedores: Silas Galvão Cezar Fernandes (Dyncir), Pedro Andrade de Oliveira (Liteleds) e Alexandre Rennó (Verth), Matheus Lasmar Pereira (HVEX), Reinaldo Lima de Abreu (Smart M) e Higor Del Vecchio de Carvalho (Advantech).
Fonte: Agencia Contexto