Desenvolvimento de habilidades e competências para tomada de decisão estratégica. Esse foi o principal objetivo do curso “Gestão de Custos de Operações e Gestão Processos”, promovido pelo Sindicato das Indústrias de Itajubá (SIMMMEI), em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) da Microrregião de Itajubá. O treinamento, direcionado aos funcionários da área de produção das indústrias associadas ao Grupo Metal Mecânico, aconteceu no auditório da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Itajubá (ACIEI), de 1º a 5 de dezembro.
Esse foi o 3º módulo do programa de capacitação “Gestão Estratégica de Processos Produtivos”. O primeiro aconteceu no final do ano passado. Já o segundo foi realizado em abril deste ano. Cada módulo aborda temas diferentes relacionados à proposta do programa, durante cinco encontros.
Para o professor da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), José Antonio de Queiroz, que ministrou o 3º módulo do curso, os treinamentos têm um papel muito importante na otimização do setor de produção das indústrias por meio de técnicas e de planejamento. “Abordaremos as principais ferramentas da ‘produção enxuta’. Capacitando os funcionários sobre o tema, é possível melhorar a produtividade da empresa”, contou.
O inspetor de Qualidade da Shamah industrial, Dayton Simões, destacou a importância da capacitação e aprimoramento constantes dos funcionários. “Devemos estar sempre nos atualizando e expandindo nossos conhecimentos. Essa é uma iniciativa excelente, tanto para os funcionários quanto para a empresa. É muito interessante ter uma visão ampla dos processos que gerem o setor produtivo e aprender novas técnicas e ferramentas de trabalho”, explicou.
Fonte: Contexto Assessoria em Comunicação