Endereço

Rua Major Belo Lisboa, 22

Telefone

(35) 3622-3547

Associadas participam da Agenda Sebrae

Notícias

Agenda de relacionamentos, promovida pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de Itajubá, em parceria com a Rede de Empresas de Tecnologia, Inovação e Conhecimento (Retic), reuniu aproximadamente 90 participantes, de 40 empresas, em evento realizado no Centro Universitário de Itajubá (Fepi), em 6 de novembro. A iniciativa teve o objetivo de criar uma rede de contatos entre as pequenas empresas do município e região com grandes empresas do setor, fortalecendo as parcerias e gerando novos negócios e desenvolvimento socioeconômico.

Entre os participantes estavam diversas associadas ao Sindicato das Indústrias de Itajubá (SIMMMEI), que apoiou o encontro. Além dos empreendimentos locais, também estavam presentes grandes empresas e instituições âncoras: IBM, EDP, Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e INSEED – gestora do fundo de investimentos CRIATEC lll. Ainda houve a participação de representantes da Universidade Federal de Itajubá (Unifei).

Durante o evento, houve palestras das âncoras convidadas, apresentações das empresas associadas à Retic e um coquetel para a integração e geração de rede de contatos e novos negócios entre todos os participantes. As ações promoveram o fortalecimento do grupo de empresas de base tecnológica integrantes da Retic e a consolidação do Arranjo Produtivo Local (APL) de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

Carlos Vasconcelos, um dos coordenadores do Grupo Metal Mecânico do SIMMMEI, falou sobre os benefícios da integração e aproximação dos diversos setores e empresas. “É fundamental que as empresas de Itajubá conheçam as demandas umas das outras para que se fortaleça a rede de parcerias e de novos negócios. O Grupo Metal Mecânico tem possibilidade de atender muitas necessidades dos empreendimentos de base tecnológica que compõe a Retic e o APL de TIC. É preciso incentivar cada vez mais atividades como esse que trazem benefícios para todos”, disse.

A analista técnica do Sebrae da Microrregião de Itajubá, Elaine de Fátima Rezende, ressaltou a necessidade de integrar os diversos setores da indústria, a universidade e as grandes e pequenas empresas para o desenvolvimento socioeconômico da região. “A iniciativa reuniu as empresas de TIC, dos setores Metal Mecânico e de Energia, grandes empresas âncoras e também a universidade”, explica. “Essa aproximação é essencial para geração de novos negócios e novas parcerias que contribuem desenvolvimento para o município. Por meio de ações como essa, reafirmamos nosso compromisso e apoio à RETIC e à consolidação do APL de TIC”, explicou.

Para a presidente da Retic,DeborahBrandão, o evento teve um papel muito relevante no processo de desenvolvimento e fortalecimento da RETIC. “Nossa principal razão de existir é unir forças, trocar experiências e compartilhar informações. A agenda de relacionamentos vem ao encontro dos nossos objetivos permitindo o encontro de todo o grupo com empresas e entidades estratégicas na geração de novos negócios e parcerias. Estivemos em contato com diversos áreas da cadeia produtiva, desde a universidade que gera inovações até as grandes empresas que âncoras”, contou.

 

 

Fonte: Contexto Assessoria em Comunicação

Compartilhar :

Últimas Notícias

Categorias

Have Any Question?

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod
Pular para o conteúdo