Endereço

Rua Major Belo Lisboa, 22

Telefone

(35) 3622-3547

Curso sobre Política Nacional de Resíduos Sólidos reúne 50 pessoas em Itajubá

Notícias

O workshop “Conectando Empresas, Criando Oportunidades!”, que faz parte do Programa Brasileiro de Simbiose Industrial (PBSI), e o Curso de Política Nacional de Resíduos Sólidos reuniram 50 pessoas no auditório do SESI Itajubá, nos dias 17 e 18 de abril.

Durante o evento, 130 recursos foram ofertados, 62 procurados, gerando 279 oportunidades de sinergias entre as empresas presentes, de acordo com os dados apresentados pela analista ambiental Laene Fonseca Vilas Boas, da Regional Sul da FIEMG (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais), promotora dos eventos. “Foi muito positiva a participação das empresas de Itajubá”, ressalta.

O objetivo do curso, de acordo com a Regional Sul da FIEMG, foi apresentar e disseminar o conteúdo da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), destacando as principais modificações introduzidas para o setor produtivo e os impactos das novas regras, além de promover uma reflexão sobre o desafio para a implementação e cumprimento da PNRS, constituindo se como um instrumento útil de consulta e informação.

O PBSI utiliza a metodologia do programa inglês National Industrial Symbiosis Programme (Nisp) e foi implementado em 2010 no Brasil em parceria com as Federações do Rio Grande do Sul e Alagoas através do patrocínio do SEBRAE. A ideia é promover a simbiose de resíduos e recursos como energia, água, matéria-prima, mão-de-obra e equipamentos ociosos, bem como capacidade técnica entre as empresas participantes.

O curso e o workshop foram ministrados por Claudia Tavares Schanen Stancioli e Guilherme da Mata Zanforlin. Cláudia Tavares é administradora ambiental especializada em Direito Ambiental e em Tecnologia Ambiental pela Universidade Federal de Minas Gerais. Ela faz parte da equipe da Gerência de Meio Ambiente da FIEMG no Núcleo de Resíduos Sólidos e também é coordenadora do Programa Brasileiro de Simbiose Industrial, com participação ativa na Rede de Resíduos da CNI (Confederação Nacional da Indústria). Guilherme da Mata é geógrafo com especialização em Gestão de Resíduos Sólidos. Faz parte da equipe da Gerência de Meio Ambiente da FIEMG no Núcleo de Resíduos Sólidos e coordenador da Bolsa de Resíduos – SIBR (Sistema Integrado de Bolsa de Resíduos) da FIEMG.

curso

Fonte: Contexto Assessoria em Comunicação

Compartilhar :

Últimas Notícias

Categorias

Have Any Question?

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod
Pular para o conteúdo