Endereço

Rua Major Belo Lisboa, 22

Telefone

(35) 3622-3547

Dia do Meio Ambiente com arte, música e dança

Notícias

Música, teatro e dança – com mensagens ecológicas – marcaram a comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, promovida pelo Grupo Estratégico de Meio Ambiente (GEMA), com apoio do Sindicato das Indústrias de Itajubá (SIMMMEI), Prefeitura e Curso G9. O encontro, realizado no Teatro Municipal Christiane Riêra, teve como tema: “Consumo Consciente e Sustentabilidade: pensar e agir de forma sustentável em nosso dia a dia”. Durante as atividades, em 5 de junho, também foram expostos desenhos feitos pelos filhos dos trabalhadores e trabalhadoras das empresas Itajubenses.

“Foi uma tarde especial porque buscamos transmitir aos presentes, em especial às crianças, uma mensagem ecológica: precisamos cuidar bem do nosso planeta para que todos vivam bem, para que deixemos um mundo bom de se morar para nossos filhos e netos – e para outras tantas gerações que virão”, explica a gerente do SIMMMEI, Sandra Márcia Cortez Ribeiro.

 

 

A coordenadora do GEMA, Tatiana Chiaradia, concorda e acrescenta: “Essa é uma preocupação que temos e está sempre presente nas ações e atividades do grupo”, completa. O GEMA foi criado, há seis anos, pelas empresas de Itajubá como um fórum para a troca de experiências e saberes na busca das melhores práticas sustentáveis. “Acreditamos que podemos produzir sem agredir o meio ambiente”, ressalta.

APRESENTAÇÕES

A tarde artística em comemoração do Dia do Meio Ambiente começou com a apresentação da Orquestra Experimental do Curso G9. Sob a regência do professor e regente João César da Silva, a orquestra apresentou um arranjo da canção “Planeta Sonho”, do grupo 14 Bis. “Foi incrível, os músicos adoraram porque está foi nossa primeira apresentação no teatro municipal”, destaca. A Orquestra G9 foi criada há quatro anos e conta com 30 músicos, sendo que 25 participaram do evento deste domingo.

 

 

Na sequência, houve um número musical com a aluna do Curso G9, Sara Montgomery, que interpretou a canção “Planeta Água”, do cantor e compositor Guilherme Arantes. Em seguida, foi feita uma homenagem à Terra, com uma composição de Carlos Pacini: atrizes do Curso G9 subiram ao palco com mensagens ecológicas. Também houve esquete, preparado pelo Grupo de Teatro do G9, com as atrizes Beatriz Sousa, Lívia Mokarzel e Gabriela Cipullo, sob direção da professora Sandra Abrahão.

Ainda dentro da proposta pedagógica que norteou a comemoração, a dupla de atores Drika Costa e Leandro Braga usou o humor para passar sua mensagem em mais uma apresentação teatral. A peça contou a história de uma pessoa que vive totalmente alheio às questões ecológicas. Sem responsabilidade, ela segue poluindo diariamente sem perceber o impacto ambiental que isso pode causar. “A gente espera que cada um de nós, como a personagem vivida pela atriz, perceba quão danosos podemos ser se não mudarmos de atitude em relação à preservação do meio ambiente”, opina Sheila Bourdon, assistente pedagógica do Ensino Fundamental II e responsável pela área técnica das apresentações do colégio durante o evento do GEMA.

 

 

SOBRE A DATA

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi instituído, em 5 de junho de 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, realizada em Estocolmo, na Suécia. O objetivo principal desta data é chamar a atenção de todos nós para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis. E a gente sabe que não é isso, que precisamos cuidar de nosso planeta.

São muitos os problemas que afetam o meio ambiente, mas podemos destacar os seguintes: o descarte inadequado de lixo; a falta de uma política clara e abrangente de coleta seletiva e de projetos de reciclagem; consumo exagerado de recursos naturais; desmatamento; uso de combustíveis fósseis; desperdício de água; e esgotamento do solo.

 

 

Fonte: Contexto

Compartilhar :

Últimas Notícias

Categorias

Have Any Question?

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod
Pular para o conteúdo