Endereço

Rua Major Belo Lisboa, 22

Telefone

(35) 3622-3547

Edital da Fapemig inova e traz benefícios a empresários mineiros

Notícias

Novo modelo de incentivo à inovação em Minas Gerais. Essa é a proposta do Edital do Programa de Apoio à Inovação Tecnológica em Microempresas e Empresas de Pequeno Porte – Tecnova Minas Gerais, que teve seu lançamento em Itajubá. O evento foi realizado, em 7 de outubro, no auditório do Centro de Excelência em Eficiência Energética (Excen), da Universidade Federal de Itajubá (Unifei).

O edital, lançado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), recebeu o apoio do Sindicato das Indústrias de Itajubá (SIMMMEI) e da INCIT (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá) para sua apresentação no município.

O lançamento contou com a participação de gestores e empresários de Itajubá e região; representantes dos parceiros: Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE); o Instituto Euvaldo Lodi (IEL); o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG); a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG); e a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SECTES).

“Minas Gerais já avançou muito. Agora, precisamos dar o próximo passo nos modelos de editais para permitir que o cenário de inovação caminhe e ultrapasse fronteiras”, acredita a assessora adjunta de Inovação da FAPEMIG, Elza Fernandes Araújo, responsável pela apresentação do edital aos presentes.

Para a gerente da INCIT, Geanete Dias Morais Batista, o edital inova por trazer novidades em relação aos demais: “são muitas as especificidades, que exigem uma capacitação de todos nós. Esse encontro é o fórum adequado para detalharmos o Tecnova Minas Gerais”, diz. “Essa preparação é fundamental para que os empresários de nossa cidade possam tirar dúvidas e elaborar projetos consistentes”, fala a gerente do SIMMMEI, Sandra Márcia Cortez Ribeiro.

A nova concepção do edital FAPEMIG traz exigências que melhor caracterizam e selecionam projetos inovadores. Também altera alguns padrões comuns aos editais para permitir que, de fato, as empresas recebam os benefícios e recursos necessários, de acordo com a assessoria Elza Araújo.

O diretor da Mellos Industrial, Marcus Aurélius, está bastante otimista com o edital. “Estamos desenvolvendo um projeto de inovação no momento e esse edital é bastante interessante, com um período extenso de financiamento”, diz. “O nosso plano estratégico conta com desenvolvimento de novos produtos e, com certeza, esse edital vem nos incentivar e pode agregar bastante ao nosso trabalho”, completa o diretor da Zertico, Celso Vieira Joca Fernandes. A Mellos Industrial é uma associada ao SIMMMEI. Já a Zertico integra o Programa de Incubação da INCIT.

As propostas para o Tecnova Minas Gerais devem ser submetidas até o dia 18 de novembro. As áreas a serem contempladas são: agronegócio, biotecnologia, eletroeletrônico, energias alternativas, meio ambiente, mineral-metalúrgico, petróleo e gás e tecnologia da informação e comunicação.

 

Fonte: Contexto Assessoria em Comunicação

Compartilhar :

Últimas Notícias

Categorias

Have Any Question?

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod
Pular para o conteúdo