A Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN), promoveu uma missão empresarial por 10 dias na China. A programação foi entre os dias 02 a 12 de novembro. O Governo de Minas Gerais foi parceiro nessa iniciativa.
A Missão à China aconteceu em Xangai e contou com capacitações empresariais, visitas técnicas a indústrias chinesas, a realização do Brazil China Business Forum e do jantar “The Bearer of The Future”, além da participação na China International Import Expo (CIIE), considerada a maior feira de importação da China. Ao todo, participaram 42 empresários brasileiros, além de parlamentares, secretários de Estado e o governador de Minas, Romeu Zema.
“A FIEMG trouxe a nossa missão em conjunto com a principal feira em que empresas do mundo todo vêm vender. Os expositores mundiais, aqueles produtores de vários países, podem vir aqui e mostrar seus produtos para os clientes chineses. Além disso, o governo fez várias assinaturas de protocolos de investimentos de empresas chinesas, abrindo-se uma janela para o mercado chinês”, disse o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe.
“Entender a dinâmica do principal parceiro econômico do Brasil foi muito importante para abrir novos horizontes e trazer conhecimentos atualizados sobre a economia chinesa. A visita às empresas e à CIIE (China International Import Expo) permitiu reforçar o quanto a China investe em pesquisa e desenvolvimento, além de evidenciar as diversas oportunidades para empresas estrangeiras atenderem demandas que não conseguem ser atendidas pelas empresas locais”, disse o Diretor da FANIA, Edgar Oscar Kocher Neto.