Endereço

Rua Major Belo Lisboa, 22

Telefone

(35) 3622-3547

Empresas associada ao SIMMMEI conhecem projeto desenvolvido pela Unifei

Notícias

Dez empresas associadas ao Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Itajubá (SIMMMEI) visitaram a Unifei (Universidade Federal de Itajubá) para conhecer o Projeto Integração, que é desenvolvido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação. O objetivo do projeto é desenvolver pesquisas junto às indústrias da região.

A visita aconteceu depois de uma demanda levantada pelas associadas durante levantamento feito, no ano passado, pela técnica extensionista do PEIEX (Projeto de Extensão Industrial Exportadora), Tatiana Costa Leite. “A maioria dos entrevistados disseram que não tinha nenhum contato com a universidade e que gostariam de estreitar os laços em busca de inovação para produtos e processos”, explica.

O PEIEX é um sistema de resolução de problemas técnico, gerenciais e tecnológicos. Foi desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, (APEX Brasil) a partir da percepção da necessidade de se estabelecer uma ferramenta que eleve o nível de competitividade das empresas, através da modernização e capacitação empresarial, e da inserção de inovações técnicas, gerenciais e tecnológicas. Em Minas Gerais, é coordenado pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG)

“O Projeto Integração envolve a participação de alunos da Pós-graduação e professores da universidade que atuam em atividades de pesquisa aplicada às empresas da região”, explica o professor Carlos Eduardo Sanches da Silva, do Instituto de Engenharia de Produção e Gestão (IEPG). Durante o encontro, ele fez apresentação dos cursos oferecidos, apresentou as linhas de pesquisa e questionou os presentes sobre as necessidades encontradas pelas micro e pequenas indústrias (MPE) de Itajubá.

Também durante a visita, a professora Elisabete Sanches da Silva sugeriu aos empresários a participação em um levantamento que está sendo feito por uma aluna da pós-graduação, sob sua supervisão. O objetivo do estudo não é comparar o desempenho das empresas, nas palavras da professora Elisabete Sanches. “O levantamento poderá ajudar as indústrias, e mesmo o Grupo Metal Mecânico, a entender melhor o setor, identificar onde estão os problemas e quais as ferramentas para solucioná-los”, explica. A visita aconteceu no dia 12.

 

Carlos Eduardo Sanches disse ainda que mantiveram contatos com a técnica regional do SEBRAE, Elaine de Fátima Rezende, que falou sobre o Sebraetec, projeto que visa aumentar a competitividade das MPEs. O projeto do SEBRAE apoia as micro e pequenas empresas com soluções de inovação e aporte tecnológico por meio de inovação em produtos, processos, marketing e gestão organizacional. Também promove capacitação dos gestores para o aumento da eficiência de produtos e processos, elimina desperdícios e reduz custos de produção.

 

 

Fonte: Contexto Assessoria em Comunicação

Compartilhar :

Últimas Notícias

Categorias

Have Any Question?

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod
Pular para o conteúdo