Endereço

Rua Major Belo Lisboa, 22

Telefone

(35) 3622-3547

Empresas de TIC de Itajubá se organizam em Arranjo Produtivo Local

Notícias

Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) de Itajubá e região se organizam em busca do fortalecimento do grupo por meio de um Arranjo Produtivo Local (APL). A iniciativa, organizada pela Rede de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (RETIC), teve seu pré-lançamento, em 10 de setembro, no auditório da Fundação de Ensino e Pesquisa de Itajubá (FEPI).

Participaram do evento gestores de empresas do Programa de Incubação da INCIT (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica), associadas ao Sindicato das Indústrias de Itajubá (SIMMMEI) e demais interessadas em fazer parte do grupo, que hoje conta com 17 associadas. O objetivo da RETIC é juntar forças, identificar as necessidades e buscar, em parceria, as soluções compartilhadas. Isso pode se dar por meio da captação de recursos financeiros, participação em feiras, treinamentos, certificações, compras e prestação de serviços.

A apresentação da RETIC aos presentes foi feita pelo presidente do grupo, Pedro Delalíbera, que ressaltou a importância do momento para as empresas e para a região de Itajubá. Também estiveram presente o vice-presidente do SIMMMEI, Eduardo Mauad, e o presidente da RMI, Renato Nunes.

Para Eduardo Mauad, a associação das empresas é a palavra-chave para o desenvolvimento do grupo e uma ferramenta para o aumento da competitividade. “É um diferencial que fará toda a diferença para cada uma das associadas, para Itajubá e para a região”, disse o vice-presidente, o tutor do grupo de TI dentro do Sindicato das Indústrias.

“Identificar e organizar os grupos que compartilham a vocação na área de tecnologia da informação é essencial para consolidar um polo de TIC na região de Itajubá”, acredita a gerente do SIMMMEI, Sandra Márcia Cortez Ribeiro.

A sócia da CVS, Michele Dias, ressaltou os benefícios do APL. “O reconhecimento do arranjo gerará benefícios ao grupo junto ao Estado, parceiros e SEBRAE. Com certeza, trará melhores condições ao setor, além de aquecer o mercado de TIC da região”, contou Michele, que também é diretora de Comunicação da RETIC. A CVS faz parte do Programa de Incubação da INCIT.

Além do SIMMMEI e da INCIT, a APL tem apoio da FEPI, SEBRAE, o PCTI (Parque Cientifico e Tecnológico de Itajubá), Rede Mineira de Inovação (RMI), Prefeitura Municipal de Itajubá, FUSPER e o SENAI.

 

Fonte: Contexto Assessoria em Comunicação

Compartilhar :

Últimas Notícias

Categorias

Have Any Question?

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod
Pular para o conteúdo