Endereço

Rua Major Belo Lisboa, 22

Telefone

(35) 3622-3547

Encontro reúne representantes do GEMA e do CBH-Sapucaí

Notícias

Momento para aproximar as entidades e para um bate-papo sobre como funciona e quais projetos em andamento no Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sapucaí (CBH-Sapucaí). Estes foram os resultados da reunião entre a analista de projetos do CBH-Sapucaí, Márcia Viana Lisboa Martins, e representantes das empresas associadas ao GEMA (Grupo Estratégico de Meio Ambiente) do Sindicato das Indústrias de Itajubá (SIMMMEI). Participaram do encontro técnicos das seguintes empresas: Stabilus, Balteau, AEES, Helibras, Mahle, Cabelauto.

“É fundamental essa aproximação das entidades que atuam em defesa do Meio Ambiente, gerando mais troca de informações e experiências”, explicou a gerente do SIMMMEI, Sandra Márcia Ribeiro Cortez. O encontro foi realizado na tarde do dia 2 de fevereiro, na sede do Sindicato das Indústrias.

Durante o encontro, Márcia Martins fez um histórico do CBH-Sapucaí, desde sua criação, em 1998, até os projetos atuais em andamento. O Comitê tem como missão realizar a gestão participativa e descentralizada dos recursos hídricos ligados a 48 municípios mineiros. Fazem parte do CBH cidades como Itajubá, Pouso Alegre, Cambuí e Borda da Mata. Seu papel, de acordo com a analista de projetos, é informar, debater, esclarecer e defender as águas e sua preservação.

Márcia Martins falou ainda sobre a criação da Agência da Bacia do Sapucaí, que ficará responsável pela implantação dos projetos executivos do comitê. Como exemplo, citou dois projetos que já estão em estudo: cobrança pelo uso da água e cadastro dos usuários. “Com o cadastro, que deverá começar brevemente, teremos informações importantes sobre quem são os grandes usuários, como e quanto gastam de água”, disse. Com esses dados, prosseguiu, serão possíveis desenvolver programas e projetos específicos para o uso racional e até mesmo o reuso da água em ambientes industriais.

Mais informações sobre o CBH-Sapucaí podem ser obtidas no site da entidade, no seguinte endereço: http://www.cbhsapucai.org.br.

Fonte: Contexto Acessoria em Comunicação

Compartilhar :

Últimas Notícias

Categorias

Have Any Question?

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod
Pular para o conteúdo