Iniciativa desenvolve o empreendedorismo em estudantes e recém-formados dos cursos de Engenharia e áreas afins
Uma cerimônia no Auditório Antônio Rodrigues d´Oliveira (AARO) da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), em 23 de outubro, marcou a formatura da segunda turma do Programa “Engenheiro Empreendedor”, promovido pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e o SENAI, em parceria com várias instituições mineiras.
“O programa visa desenvolver comportamentos e atitudes empreendedoras em estudantes e recém-graduados com o objetivo de estimular a inovação e a competitividade da indústria mineira”, explicou Renata Lisboa, analista de Projetos do e responsável pelo programa.
O “Engenheiro Empreendedor” aconteceu em três cidades do Estado: Itajubá, Belo Horizonte e Ipatinga. O Programa, que teve início em outubro de 2015, já capacitou 522 alunos até o momento nos três municípios. O programa reflete o empenho do Sistema FIEMG juntamente com o Sebrae para promover uma educação profissional com qualidade. O projeto gera oportunidades para que os participantes possam inovar, experimentar, empreender e gerar soluções para a indústria.
“Para nós, é uma honra poder receber essa segunda edição e ser a única cidade do Sul de Minas a participar do programa. Isso, sem dúvida, é muito importante para o fortalecimento de nossa indústria”, disse Sandra Márcia Cortez Ribeiro, gerente do Sindicato das Indústrias de Itajubá (SIMMMEI).
Premiação
Durante o evento, as três equipes participante puderam apresentar aos presentes seus projetos. São eles. IDL, na área da Indústria Automotiva; Smart Paiting, de Automação Industrial; e Click, de IoT (Internet das Coisas).
De acordo com a banca de avaliação, a melhor proposta apresenta foi da IDL. “Estamos muito felizes com esse reconhecimento. Acredito que é fruto da dedicação e envolvimento de toda equipe”, disse Nikolas Oliveira Carneiro. “Nosso próximo passo, quem sabe, seja buscar o programa de incubação para lapidar o projeto”, ressaltou.
Também fazem parte da equipe: Hélida Aparecida Nascimento da Silva, Matheus de Sá Oliveira, Mateus Calderaro, Fabrício Yagi Maeda e Mariana Mota Noronha.
Fizeram parte da banca de avaliação os seguintes profissionais: Nilson Faria, sócio proprietário da GNS Usinagem; Vicente Belló, diretor da Stabilus; Maurício de Pinho Bitencourt, diretor da INOVAi – Associação Itajubense de Inovação e Empreendedorismo; José Fernando Grassi Bissacot, secretário Municipal de Ciência, Tecnologia, Indústria e Comércio; e Sandra Márcia Cortez Ribeiro, gerente do Sindicato das Indústrias de Itajubá (SIMMMEI).
Engenheiro Empreendedor
O Programa Engenheiro Empreendedor, uma iniciativa do SENAI e do IEL que, em parceria com o SEBRAE e a FAPEMIG, existe para explorar o potencial em estudantes e recém-graduados, com o objetivo de desenvolver comportamentos e atitudes arrojadas.
O Programa contempla encontros presenciais com mentorias técnicas e de negócio, feedback, entre outros, com carga horária total de 73 horas, além da oportunidade de vivenciar experiências em espaços interativos como salas de coworking e laboratório aberto, visando atender às demandas do mercado de trabalho.
Por meio de metodologia própria, o Programa proporciona a oportunidade de criar e estruturar uma proposta de negócio. O participante ainda conta com a ajuda do SENAI no acompanhamento de especialistas para o desenvolvimento de protótipos do seu produto.
Fonte: Agência Contexto