Endereço

Rua Major Belo Lisboa, 22

Telefone

(35) 3622-3547

Executivos da Boeing assinam acordo com duas empresas de Itajubá

Notícias
Contratos com a RCS e GNS Indústria e Comércio foram nesta segunda-feira, 14 de maio

 

 

Duas fábricas de Itajubá – RCS Ferramentaria e Usinagem e a GNS Indústria e Comércio – assinaram nesta segunda-feira, 14 de maio, um Protocolo de Intenção com a empresa norte-americana Boeing. O objetivo do acordo é o fornecimento de peças para a manutenção de aviões caças que serão de uso das Forças Armadas Brasileiras. As empresas itajubenses são as primeiras de Minas Gerais a selar parceria com a multinacional dos Estados Unidos.

“Estamos muito orgulhosos de sermos escolhidos para ser uma das fornecedoras da Boeing porque o setor aeroespacial é muito exigente – isso demonstra que somos capazes”, disse o proprietário da GNS, Nilson José de Faria. “Ficamos felizes porque o processo de seleção da empresa foi muito rápido”, ressalta Carlos Rogério de Vasconcelos, da RCS. Ambas as empresas são associadas ao Sindicato das Indústrias de Itajubá (SIMMMEI) que, em parceria com a FIEMG (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais), deu todo o apoio para a concretização do acordo.

“Nós trabalhamos a partir dos sindicatos locais – neste caso, do SIMMMEI – para identificar empresas com potencial e, depois, no processo de capacitação e qualificação dessas indústrias para atender ao setor aeronáutico”, explicou o superintendente de Desenvolvimento Empresarial da FIEMG, Sérgio Lourenço. A negociação entre a FIEMG e a Boeing começou há um ano, quando foi lançada a licitação do governo federal para a compra de 36 caças para a Força Aérea (Programa F-X2).

Uma das participantes do certame licitatório, a Boeing manteve reunião de trabalho com a FIEMG em junho do ano passado, quando ficou acordado que a Federação das Indústrias de Minas Gerais aplicaria um questionário às empresas interessadas em fornecer a esta cadeia. No total, cem empresas da região metropolitana de Belo Horizonte e do Sul de Minas – sendo quatro de Itajubá – entraram na disputa. Do total, 12 foram pré-selecionadas pela Boeing para visitas técnicas, que aconteceram em março passado. Ao final, RCS e GNS foram escolhidas para assinar o Protocolo de Intenção.

“As duas empresas se mostraram ótimas promessas para se tornarem aptas no fornecimento de peças aeronáuticas”, disse o empresário Steve Hogan, vice-presidente do Programa F/A-18 da Northrop Grumman Corporation, empresa que já fornece peças para a Boeing. Ele garantiu que estuda manter a parceria com as fábricas de Itajubá mesmo que a multinacional não vença a concorrência do governo federal.

“Queremos fortalecer esse DNA que já existe em Itajubá e região, que é o fornecimento de peças e serviços para o setor aeronáutico. Estamos aproveitando esse bom momento: o acordo com a Boeing não é o único, pois há a possibilidade de a cidade também passar a fornecer para a Embraer”, adiantou Sérgio Lourenço.

Para o presidente do SIMMMEI e diretor da FIEMG, André Luiz Martins Gesualdi, o Sindicato das Indústrias de Itajubá está muito orgulhoso em fazer parte desse momento histórico do desenvolvimento do município. “Itajubá experimenta um novo ciclo de crescimento que é, sem dúvida, um dos mais promissores das últimas décadas”, ressaltou.

Visita

A comitiva dos Estados Unidos ainda era comporta por Mitch Haln, também do Programa F/A-18 da Northrop Grumman Corporation e Megan Weinstock, gerente de Suprimento e Parcerias Estratégicas Internacionais da Boeing Company. O grupo chegou a Itajubá por volta das 11h30 e foi visitar as empresas GNS e RCS, em companhia dos diretores do SIMMMEI, da FIEMG e de empresários locais.

A assinatura dos acordos aconteceu no auditório do Hotel Coroados. Também participaram do evento Amadeus Antônio de Souza, que representou o presidente da FIEMG – Regional Sul, Ary de Novaes; o vice-prefeito de Itajubá, Laudelino Augusto dos Santos Azevedo; Luiz Eduardo Gurgel Mauad, vice-presidente do Helibras; e Francisco Pereira Braga, secretário municipal de Indústria e Comércio de Itajubá.

Boeing

Fonte: Contexto Assessoria em Comunicação

Compartilhar :

Últimas Notícias

Categorias

Have Any Question?

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod
Pular para o conteúdo