Endereço

Rua Major Belo Lisboa, 22

Telefone

(35) 3622-3547

FIEMG oferece suporte às ações ambientais das empresas

Notícias

Assunto foi debatido durante encontro no Sindicato das Indústrias de Itajubá.

A gerente ambiental da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), Cláudia Schanen Stancioli, participou do encontro mensal do Grupo Estratégico de Meio Ambiente (GEMA) do Sindicato das Indústrias de Itajubá (SIMMMEI). A reunião foi realizada nesta quinta-feira, 17 de fevereiro, e contou com a participação dos gestores de Meio Ambiente das empresas associadas.

“Oferecemos suporte às empresas para que elas identifiquem os recursos disponíveis e possam eliminar os resíduos ambientais de modo sustentável”, afirmou a gerente ambiental da FIEMG. Ela apresentou aos presentes o Programa Mineiro de Simbiose Industrial (PMSI), que visa melhorar a eficiência dos recursos e oferece vantagens para as empresas, tais como a redução de custos.

“Queremos ser facilitadores nas negociações entre as empresas”, completou. O projeto está sendo desenvolvido na região de Divinópolis e Ipatinga desde 2009 e será ampliado para mais duas regionais, dentre elas, a Regional Sul.

A gerente do SIMMMEI, Sandra Márcia Cortez Ribeiro ressaltou que “os projetos que a FIEMG desenvolve são fundamentais, pois incentivam o desenvolvimento das nossas empresas.” “Ser o Sindicato escolhido para desenvolver o projeto piloto na região é um reconhecimento dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos desde o ano passado”, afirmou.

Para Tatiana Chiaradia, coordenadora do GEMA e gerente de Meio Ambiente, Saúde e Segurança da Alstom Grid, “é importante a troca de informações e a atualização dos conhecimentos”. Para ela, uma das dificuldades das empresas é conseguir o licenciamento ambiental para o transporte de produtos e resíduos perigosos. “Porém, com a proposta da FIEMG, percebemos o caminho para a conscientização das empresas nas questões ambientais”, ressaltou.

Juliana Aparecida da Silva, técnica em Segurança do Trabalho da Orteng, falou das vantagens do Programa. “Vamos, com certeza, gerenciar melhor nossos materiais e reaproveitar os recursos”, disse.

O GEMA, criado no ano passado, visa a troca de informações e experiências das ações e atividades que são desenvolvidas pelas indústrias da microrregião de Itajubá. Já foram discutidas questões como a gestão de resíduos e indicadores ambientais.

 


Fonte: Contexto Assessoria em Comunicação

Compartilhar :

Pular para o conteúdo