Endereço

Rua Major Belo Lisboa, 22

Telefone

(35) 3622-3547

GEMA leva alunos para conhecer aterro

Notícias

Alunos das escolas municipais Dr. Xavier Lisboa e São Sebastião participaram de uma visita monitorada ao Aterro Sanitário de Itajubá como forma de concluir o trabalho desenvolvido ao longo pelo Grupo Estratégico de Meio Ambiente (GEMA) do Sindicato das Indústrias de Itajubá (SIMMMEI). O projeto envolveu ações e atividades sobre educação alimentar – com o plantio de horta orgânica, descarte correto do lixo e sustentabilidade.

“A visita foi uma atividade educativa para exemplificar os momentos de diálogos que tivemos durante as ações realizadas com as duas escolas durante o ano”, explicou a gerente do SIMMMEI, Sandra Márcia Cortez Ribeiro.A primeira atividade do projeto foi realizada em 8 de maio, em parceira com o Projeto Hortas da ONG Amigos Itajubá. Outra ação importante desenvolvida com os alunos foi oProjeto Reciclar, em parceria com a TerraCycle.

De acordo com Sandra Ribeiro, as visitas nas escolas são feitas graças à parceria do GEMA com o Projeto Hortas da ONG Amigos de Itajubá.

Aterro

Os alunos foram recebidos pelo encarregado geral do aterro sanitário, Altair dos Passo e Silva (Tutti), e o auxiliar operacional Paulo Junior Carvalho Silva. O aterro é gerido pelo Consórcio Intermunicipal dos Municípios da Microrregião do Alto Sapucaí (Cimasas), o primeiro consórcio público criado em Minas Gerais para acabar com os lixões com o apoio do Governo do Estado. O Cimasas é o responsável pela gestão e destinação final dos resíduos sólidos produzidos nas cidades participantes.

Criado em 2007 para atender originalmente seis municípios da região (Itajubá, Delfim Moreira, Piranguçu, Piranguinho, São José do Alegre e Wenceslau Brás), o aterro atualmente faz a gestão do lixo produzido por 12 cidades, em um total de 120 toneladas diárias de lixo.

Durante a visita, em 6 e 7 de novembro, os alunos puderam verificar como funciona o gerenciamento dos resíduos sólidos em todas as suas etapas: da entrada do caminhão; ida à área de descarga dos resíduos; observação dos aspectos físicos, químicos e biológicos da produção e armazenagem de chorume; e na área de separação de resíduos.

OGrupo Estratégico de Meio Ambientefoi criado pelo SIMMMEI em abril de 2010. Trata-se de um grupo informal, sem fins lucrativos, que congrega profissionais pertencentes à área de meio ambiente. Participam do grupo representantes das empresas Alfresa, Balteau, Cabelauto, Fania, Frivasa, GE, Helibras e Stabilus.

 

Fonte: Agencia Contexto

Compartilhar :

Últimas Notícias

Categorias

Have Any Question?

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod
Pular para o conteúdo