As empresas associadas ao Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Itajubá (SIMMMEI) passaram a adotar, desde terça-feira (17 de março de 2020), uma série de medidas preventivas para conter o coronavírus em nossa região.
O último balanço do Ministério da Saúde, divulgado na tarde de terça-feira (dia 17/03), contabiliza 291 infectados e 1 morte, ocorrida em São Paulo. Há ainda 8.819 casos suspeitos, ainda em análise. Em Itajubá, são 4 casos suspeitos, 1 descartado e 20 em monitoramento, de acordo com balanço da Secretaria Municipal de Saúde, também divulgado nesta terça-feira.
“É fundamental que todos estejamos, neste momento, atentos e alinhados às diretrizes das autoridades municipais, estaduais e federais para conter o avanço da doença em nossa cidade e país. Para isso, precisamos adotar as medidas preventivas necessárias e acatar as decisões de nossos governantes e autoridades sanitárias”, explicou o presidente do SIMMMEI, Henrique Sérgio de Paula.
Confira as principais medidas adotadas pelas indústrias de Itajubá e do Polo Aço Inox de Lambari:
RELACIONAMENTO COM OS FUNCIONÁRIOS
- Orientação básica sobre os cuidados necessários na convivência diária: evitar aperto de mãos, abraços e manter distância mínima de pelo menos um metro do interlocutor;
- Distribuição de material educativo sobre a doença;
- Palestras de conscientização, ministradas por médicos e pela equipe de Segurança do Trabalho, sobre o coronavírus.
- Colocação de álcool gel em pontos estratégicos das empresas;
- Reforço na limpeza dos pontos comuns com álcool: portas, maçanetas, mesas, teclados, mouses, restaurante e seus utensílios, banheiros etc;
- Distribuição de luvas para as pessoas da portaria e da área de logística.
- Alteração na rotina do restaurante, com um revezamento maior no horário de refeições, para minimizar aglomerações, inclusive, diminuindo o número de cadeiras, de forma a garantir o espaçamento de segurança entre os usuários;
- Adoção do trabalho remoto (home office) para aqueles que podem desempenhar suas funções em casa e para os funcionários que estão no grupo de risco (com mais de 60 anos e/ou portadores de doenças, como diabetes);
- Cancelamento das viagens e visitas a clientes e fornecedores;
- Restrição à realização de reuniões;
- Antecipação de férias aos funcionários que estão no grupo de risco.
RELACIONAMENTO COM CLIENTES E FORNECEDORES
- Carta enviada a todos os CLIENTES e FORNECEDORES, informando sobre as medidas preventivas adotadas pelas empresas;
- Restrição às visitas, priorizando resolver demandas por telefone, e-mail, videoconferências ou aplicativos de mensagens; há empresas que adotaram a aplicação de questionário de saúde para as visitas indispensáveis – a medida visa mapear a situação de saúde do visitante, as viagens anteriores e os contatos externos etc;
- Criação de salas de espera, com local para higienização de mãos, aplicação de álcool gel, colocação de máscara e orientação de segurança.
- Monitoramento permanente das entregas de fornecedores, em especial, dos motoristas.
SOBRE O CORONAVÍRUS
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, os coronavírus (CoV) são uma grande família de vírus que causam doenças que variam do resfriado comum a doenças mais graves, como a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS-CoV) e a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS-CoV).
A doença de coronavírus (COVID-19) é uma nova cepa que foi descoberta em 2019 e não foi identificada anteriormente em seres humanos.
Sinais comuns de infecção incluem sintomas respiratórios, febre, tosse, falta de ar e dificuldades respiratórias. Em casos mais graves, a infecção pode causar pneumonia, síndrome respiratória aguda grave, insuficiência renal e até morte.
As recomendações padrão para impedir a propagação da infecção incluem lavagem regular das mãos, cobertura de boca e nariz ao tossir e espirrar, cozinhar bem a carne e os ovos. Evite contato próximo com qualquer pessoa que apresente sintomas de doenças respiratórias, como tosse e espirros.
Itajubá, 18 de março de 2020.
Bill Souza
Agência Contexto – Assessoria em Comunicação
(35) 98828-0861