SENAI-MG e o Governo de Minas assinaram, nesta segunda-feira (13/08), na Cidade Administrativa, um protocolo de intenções que garante apoio institucional das Secretarias de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) e de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) à construção do Centro Empresarial de Desenvolvimento e Inovação da Indústria Elétrica e Eletrônica (Cediiee). O empreendimento será construído pelo Sindicato da Indústria de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares do Estado de Minas Gerais (Sinaees) e pela Kema, multinacional do setor, em Itajubá. O espaço, que será um laboratório de testes de alta tensão e potência, estará pronto para uso em janeiro de 2016.
A previsão de investimentos para a construção do Cediiee é de R$ 128,5 milhões. “O projeto visa atender a crescente demanda por ensaios e testes, que não é suprida totalmente pelos atuais laboratórios brasileiros”, destacou o presidente da FIEMG, Olavo Machado Jr. Para ele, a sofisticação do sistema elétrico brasileiro torna indispensável a constante busca por inovação e desenvolvimento de novos equipamentos. Empresário do setor, ele também ressaltou a localização estratégica do laboratório, no Sul de Minas. “Fica entre os dois maiores centros fabricantes de equipamentos do Brasil, Minas Gerais e São Paulo, e em uma cidade produtora de conhecimento para o setor, com a presença de uma Universidade Federal”, contou.
O governador de Minas Gerais, Antônio Anastasia, ressaltou a economia da região. “O laboratório estará em um local onde a indústria agrega valor ao que produz”, afirmou. Para ele, o estado ganhará em tecnologia e em inovação. Ele destacou ainda a importância da presença do SENAI-MG na liderança do projeto.
O projeto do laboratório, investimento de R$ 7,4 milhões, será feito pela Kema, empresa norte-americana e holandesa, especializada em energia e sustentabilidade. O Cediiee conta também com o apoio da CNI, Confederação Nacional da Indústria.
Estiveram presentes ao evento, em Belo Horizonte, o prefeito de Itajubá, Dr. Jorge Mohallen, que estava acompanhado de seus secretários Alexandre Carvalho e Francisco Braga; André Gesualdi, presidente do SIMMMEI (Sindicato das Indústrias de Itajubá); e José Policarpo, diretor da FAPEMIG.
Fonte: Contexto Assessoria em Comunicação