Última etapa do programa de incentivo às indústrias do setor Metal Mecânico teve início com capacitação de gestores e funcionários das empresas integrantes do Grupo Metal Mecânico, ligado ao Sindicato das Indústrias de Itajubá (SIMMMEI). O curso aconteceu na Associação Comercial, Empresarial e Industrial de Itajubá (Aciei), em 24 de fevereiro.
A iniciativa, que contemplou um programa de seis meses, foi promovida pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O objetivo foi desenvolver o Grupo por meio do diagnóstico das potencialidades de cada empresa e, assim, expandir o nicho de mercado e prospectar novos clientes.
O curso, executado pelo Instituto EBT, atua em duas frentes: busca de novos mercados e apoio no aprimoramento da gestão de clientes. Além das fases anteriores de diagnóstico das empresas, avaliação de mercado, levantamento de potenciais clientes e estudos de suas demandas, a etapa atual identificou as principais necessidades do grupo no setor comercial e apresentou soluções e alternativas de melhoria.
A gerente de Projetos da EBT, Bruna Pereira, falou sobre as ferramentas apresentadas para a gestão de clientes. “Além de negociar com novos clientes, é essencial que as empresas consigam fidelizar esses parceiros por meio de um processo comercial mais eficiente. Trouxemos técnicas baseadas em matriz SWOT, por exemplo, que contribuem para um ótimo fluxo de vendas. Também é importante que passem a trabalhar com indicadores de desempenho para um melhor controle da rotina comercial e aprimoramento dos pontos estratégicos do negócio”, explicou.
Bruna Pereira ainda contou que, após a apresentação das dicas e soluções para os pontos de melhoria, a IBT ainda visitará as empresas para concluir o trabalho e desenvolverá um plano de ação com encaminhamentos futuros junto ao Sebrae.
Para o supervisor de produção da GNS Indústria e Comércio, Ricardo William de Oliveira, o programa foi muito importante para trazer novas possibilidades de negócios. “As empresas do grupo trabalham com setores do mercado bastante focados. Por meio do programa, poderemos nos preparar e adaptar para diversificar os clientes, atuando em novas áreas”, disse. “A principal proposta mostrada nos estudos é o potencial do ramo de máquinas para indústria alimentícia. Agora, a empresa está trabalhando no melhoramento das áreas de divulgação e marketing para buscar os contatos oferecidos durante o programa”, completou.
Fonte: Contexto