Endereço

Rua Major Belo Lisboa, 22

Telefone

(35) 3622-3547

Metal Mecânico: curso de Melhorias Contínuas

Notícias

Empresas associadas ao Grupo Metal Mecânico do Sindicato das Indústrias de Itajubá (SIMMMEI) participaram, em 24 de julho, do curso Melhorias Contínuas, atividade que integra as ações do Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (PROCOMPI), que teve início no ano passado.

“O treinamento usa conceitos emLean Manufacturingpara que o empresário perceba e elimine, com as ferramentas adequadas, as perdas e desperdícios durante o processo produtivo, de gestão e de logística. Em síntese, que possa fazer mais com menos”, explicou Albert Gil, consultor do Instituto de Competências Empresariais e especialistas emLean Manufacturing.

Todo o trabalho terá duração de 24 horas, durante três meses. Além do curso, as empresas receberam, nos dias 25, 26 E 27, visitas dos consultores, que analisaramin locoos processos de cada participante. A partir daí, serão feitas as orientações necessárias para eventuais ajustes. No final do treinamento, em novembro, haverá a apresentação das ações implementadas pelas participantes.

Frederico Buss, gerente geral do Instituto de Competências Empresariais, acrescentou que o fechamento do treinamento terá duas ações distintas e importantes: uma, será o evento de encerramento em si, quando cada empresa irá apresentar o projeto desenvolvido e os resultados obtidos; a outra, é a sensibilização para a cultura da manufatura enxuta. “O processo precisa ser melhorado continuamente. A grande maioria das ações não depende de grandes investimentos”, ressaltou.

“O SIMMMEI está subsidiando 50% da contrapartida do programa, que corresponde à parte que cabe às empresas. Entendemos a importância desse projeto, pois o Lean pode aumentar a competitividade das indústrias associadas”, disse a gerente do Sindicato das Indústrias, Sandra Márcia Cortez Ribeiro.

“O curso foi muito válido e, acredito, todos os funcionários deveriam ter participado. Agora, vamos receber a visita do consultor em nossa empresa e, tenho certeza, teremos grande êxito nesse programa”, disse Leila Lúcia Alves Fonseca, diretora proprietária da Gima Máquinas. A empresa produz máquinas para a indústria alimentícia. “Agradeço muito a possibilidade de participar do Procompi e de todo o apoio que recebemos da FIEMG, SIMMMEI e Sebrae”, completou a empresária.

Para Pedro Casasanta Peixoto, analista de projetos e responsável pela realização do Procompi em Itajubá, “nosso objetivo central é que as empresas do grupo entendam que juntas são mais fortes”. “Embora tenham produtos e serviços similares, não são concorrentes entre si e podem atuar juntos para fortalecer o setor Metal Mecânico de Itajubá”, ressaltou.

O Procompi é uma realização do Sebrae Nacional e da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi e a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG). No município, o programa conta com parceria do Sebrae, do SIMMMEI e da Prefeitura.

Desde o início do programa, já houve várias encontros:Workshop sobre Legitimação da Governança Cooperativa; reunião paraavaliar as ações realizadas; “Workshop de Oportunidades no Setor de Energia”, realizado no final do 2017, que visou analisar as demandas existentes no setor sucroenergético; evisita técnica à Usina Monte Alegre, localizada no município de Monte Belo, no Sul de Minas.

“A partir de um estudo da demanda apresentada pelo Grupo Metal Mecânico, foi elaborado um plano de trabalho. A primeira ação foi o Workshop Cultura da Cooperação, que visou resgatar as atividades do grupo e extrair o melhor de cada empresa participante. Agora, entramos em uma outra fase, que é uma intervenção direta nos processos produtivos, com a Consultoria Lean. A próxima etapa será uma linha específica do Sebraetec para atender essas empresas”, finalizou Pedro Casasanta.

 

Fonte: Agência Contexto

Compartilhar :

Últimas Notícias

Categorias

Have Any Question?

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod
Pular para o conteúdo