Atualizar as indústrias do Grupo Metal Mecânico sobre as exigências da legislação ambiental, orientar sobre a medidas necessárias para adequação às normas e contribuir com a identificação de demandas futuras a serem adotadas no setor de Meio Ambiente. Esses foram os objetivos da palestra “Meio ambiente na indústria: implicações legais e regularização”, promovida pelo Sindicato das Indústrias de Itajubá (SIMMMEI) e pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em 30 de maio.
A palestra também abordou ainda os seguintes temas: os processos para realizar licenciamentos e autorizações de funcionamento; explicou a maneira como acontece os diagnósticos e adequações ambientais junto aos órgãos competentes; as bases legais nas esferas nacional, estadual e municipal; e obrigações no âmbito técnico, como tratamento de efluentes, padrões para a emissão de poluentes e destinação de resíduos.
“O Brasil possui uma legislação ambiental muito forte, abrangente e complexa que precisa ser atendida de forma adequada. Queremos mostrar que as questões ambientais vão muito além da responsabilidade socioambiental e da simples obtenção de certificações e licenças: a parte mais difícil é atender às exigências no dia a dia da indústria. É preciso estar bastante atento ao cumprimento de todas as normas para não ter problemas com a fiscalização”, explicou Maria Ângela Garcia Mônaco, diretora da Garcia Mônaco Consultoria Ambiental.
A diretora Administrativa da Erominas Indústria e Comércio, Berenice Batista Santos de Souza, acredita que esse tipo de iniciativa é fundamental para a segurança e atualização das empresas. “Precisamos estar posicionados diante de toda a legislação ambiental e buscarmos atualização constante sobre as mudanças que acontecem para não sermos surpreendidos por nenhum conflito nessa área. Essa é realmente é uma demanda de todo o setor, que não pode ser negligenciada”, disse.
Fonte: Contexto