Empresários e gestores das indústrias que integram o Grupo Metal Mecânico do Sindicato das Indústrias de Itajubá (SIMMMEI) participaram de mais uma atividade doPrograma de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias(PROCOMPI), que teve início em 2017. O encontro, nos dias 21 e 23 de agosto, foi realizado na sala de reuniões do Senai.
No dia 21 de agosto, foi realizado o segundo dia de treinamento para as empresas que estão participando doLean Manufacturing. Já no do dia 23, o encontro foi a continuidade do workshop “Legitimação da Governança Cooperativa”.
“Dentro do eixo Legitimação da Governança, trabalhamos a questão da Cooperação e do que queremos atingir, individual e coletivamente. Nessa etapa, abordamos técnicas de como administrar melhor o tempo”, explicou o consultor José da Paz Cury. “O trabalho está sendo muito proveitoso, pois já percebo mudanças de atitudes nos empresários”, completou.
Para o empresário Carlos Rogério Vasconcelos, um dos coordenadores do grupo, os encontros do Procompi têm sido muito importantes para o fortalecimento do Metal Mecânico em Itajubá. “Nessa fase do programa, trabalhamos uma série de detalhes muito importantes para nós, como empresários e como grupo. Vimos a questão do associativismo, o controle do tempo e, principalmente, o formato, a pauta e a duração de uma reunião”, explicou.
De acordo com o empresário, ele pode perceber melhorias para a potencialização do grupo – uma delas é justamente sobre a realização de encontros. “Nossas reuniões, muitas vezes, não tinham uma pauta definida nem mesmo o controle do tempo para que pudessem ser produtivas”, ressaltou.
O Procompi é uma realização da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Sebrae Nacional em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi e a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG). No município, o programa conta com parceria do Sebrae, do SIMMMEI e da Prefeitura.
Fonte: Agência Contexto