Associadas ao Sindicato das Indústrias de Itajubá (SIMMMEI) que utilizam o Programa do SESI Pouso Alegre, na área de Saúde Ocupacional, têm à disposição um novo procedimento para realização de exames admissional, demissional e periódicos. A proposta foi analisada durante a reunião sobre os Programas de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e de Prevenção de Saúde Ocupacional (PCMSO), que aconteceu na sede patronal do Sindicato, em 18 de fevereiro.
O Programa também procura orientar as empresas nos procedimentos e condutas a serem adotados em função dos riscos aos quais os empregados estão expostos. O objetivo é preservar a saúde e a integridade do trabalhador, identificando os problemas, monitorando e controlando os possíveis danos.
O novo acordo oferece a oportunidade para as empresas associadas utilizarem o serviço do médico responsável pela Saúde Ocupacional da unidade do Serviço Social da Indústria (SESI) de Pouso Alegre na própria empresa. Basta fazer o agendamento: o médico responsável fará duas visitas a cada mês em Itajubá.
Uma das associadas, Moabe Energia, já utiliza o serviço desde o segundo semestre de 2015. “O atendimento é realizado na própria empresa, evitando que os funcionários tenham que se deslocar até uma clínica e gastar muito tempo do seu dia. Além de reduzir custos, a parceria também diminuiu os erros da documentação”, explicou a responsável pelo setor de Recursos Humanos da Moabe, Telma Maria de Souza Ribeiro.
Desde a criação dos programas de PPRA e PCMSO, fazem uso dos serviços as seguintes empresas: Advanthech Brasil; Alfresa; AMTK; Autofind; B&S Galvanoplastia; Caldeiraria M&S; Edson Gonzaga Ferreira; Gima Máquinas; GNS; ICS; Metalúrgica São José; Moabe; P.S Soluções Matriz e Filial; Qualipeças; RCS Usinagem; Só Placas; Stamvec; e Unistil.
Fonte: Contexto