Endereço

Rua Major Belo Lisboa, 22

Telefone

(35) 3622-3547

Posse da nova diretoria do SIMMMEI

Notícias

Autoridades políticas, gestores das associadas, empresários e familiares participaram da cerimônia de posse da nova diretoria do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Itajubá (SIMMMEI). O evento foi realizado, em 19 de janeiro, no Espaço das Nações.

O novo presidente do SIMMMEI é Henrique Sérgio de Paula, que sucedeu a André Luiz Martins Gesualdi – que presidiu o Sindicato das Indústrias de Itajubá por 17 anos. Atualmente, André Gesualdi é presidente da Regional Sul da FIEMG (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais).

A cerimônia também marcou o início da comemoração dos 30 anos do SIMMMEI, com lançamento de um selo comemorativo e a publicação de uma revista com as ações, projetos e benefícios implementados às empresas ao longo dessas três décadas.

Logo após a posse da nova diretoria, houve uma palestra com um tema atual e intrigante: “O Futuro e os Desafios da Indústria 4.0”, ministrada pelo senhor Carlos Conti, presidente da Honeywell do Brasil.

Referência em Minas

“Posso dizer, com segurança, que, nessas três décadas, o SIMMMEI tornou-se uma entidade sólida, robusta e representativa. Temos em Itajubá um dos mais sólidos e estruturados sindicatos do Estado, com inúmeros serviços prestados à indústria local e à comunidade”, disse André Gesualdi, durante seu discurso.

Nessa caminhada, prosseguiu André Gesualdi, “apesar dos muitos cenários econômicos adversos, lutamos para conquistar a sustentabilidade de nossas associadas por meio da qualificação dos gestores e dos micro e pequenos empresários”. “Foram dezenas de cursos, treinamentos, seminários, workshops, palestras, projetos e programas que objetivaram a melhoria contínua de pessoas e processos. Isso para tornar nossa indústria competitiva diante de um mercado cada vez mais exigente”, completou.

Para Henrique Sérgio de Paula, o Sindicato das Indústrias de Itajubá cresceu, ganhou corpo e hoje é uma das entidades sindicais mais respeitadas do Estado graças ao trabalho árduo das diretorias anteriores. “Posso garantir que esse trabalho irá continuar. Fomos eleitos para representar toda a indústria, mas temos que buscar a interação com todas as empresas, sentir a necessidade de cada uma e, juntos, buscar projetos e parcerias para o bem da entidade e da nossa indústria”, adiantou o novo presidente.

“Desejo todo o sucesso ao Henrique. Substituir o André Gesualdi será um grande desafio pelo que ele representa para a indústria. Mas tenho certeza que, com sua competência, e de toda equipe de diretores, fará uma gestão à altura do sindicato”, disse o prefeito de Itajubá, Rodrigo Imar Martinez Riêra.

Presenças

A FIEMG foi representada, na cerimônia, pelo superintendente de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo do Sistema FIEMG, José Policarpo Gonçalves de Abreu. Em seu discurso, ele ressaltou a importância de Itajubá, em especial do SIMMMEI, em Minas Gerais.

Também estiveram presentes o embaixador em Inovação do Ministério das Relações Exteriores, Juliano Alves Pinto; o reitor da Universidade Federal de Itajubá, Dagoberto Alves de Almeida; o professor da Unifei, Edson Pamplona; o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Georges Kallás; o vice-prefeito, Christian Gonçalves; o secretário de Ciência, Tecnologia, Indústria e Comércio, Fernando Bissacot; o presidente do SINALSUL, Amadeus Antônio de Souza; o presidente do SINIGRAF, Aguinaldo Rezende; a gerente da FIEMG – Regional Sul, Adriana Dias; a responsável pelo Sebrae Itajubá, Elaine de Fátima Rezes; a gerente do Senai, Juliana Aparecida Batista; a gerente do Sesi, Maria Gorete Corrêa Bissacot; e a gerente do SIMMMEI, Sandra Márcia Cortez Ribeiro; entre outras autoridades.

*

NOVA DIRETORIA

Confira a composição da nova diretoria do SIMMMEI:

Diretoria

  • Presidente: Henrique Sérgio de Paula
  • Vice-presidente: André Luiz Martins Gesualdi
  • 1º Secretário: Ana Lúcia Renó de Carvalho
  • 2º Secretário: Vicente Santiago Delgado Belló
  • 1º Tesoureiro: Nilson José de Faria
  • 2º Tesoureiro: Eduardo Assis Alvarenga

Conselho Fiscal

  • Alexandre Alves Ribeiro da Luz
  • Luiz Masao Yamaguchi
  • Roseleila Fortes de Carvalho Vieira

Suplentes

  • Carlos Rogério Vasconcelos
  • Edson Gonzaga Ferreira
  • Mario Aparecido di Lernia

Representantes junto à FIEMG

  • Henrique Sérgio de Souza
  • André Luiz Martins Gesualdi

*

HISTÓRIA

O SIMMMEI surgiu da necessidade de fortalecer a indústria local em um momento desafiador: naquele ano de 1988, Itajubá registrava a primeira greve de trabalhadores em nossa cidade, e havia a necessidade de articular e organizar os gestores das indústrias para as negociações e acordos coletivos com a categoria.

Foram tempos de muito trabalho e disposição dos empresários para criar e colocar em funcionamento o Sindicato das Indústrias da Itajubá. Vale destacar que foi fundamental, à época, o apoio recebido do então presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), José Alencar, empresário do ramo têxtil que morreu em 2011.

O primeiro presidente do SIMMMEI, na gestão 1989-1990, foi Américo Santos Brites, que teve como vice Miguel Oswaldo Macedo Martins. Na sequência, José de Oliveira Júnior esteve à frente do sindicato por quatro gestões (1992-1998), tendo como sucessor Carlo Chimeri (1999-2000).

O engenheiro André Luiz Martins Gesualdi foi eleito para o período 2001-2002, sendo reeleito cinco vezes para o cargo e para o quadriênio 2018-2021, foi eleito Henrique Sérgio de Paula.

Na época de sua criação, em 1988, o Sindicato das Indústrias de Itajubá contava com 10 empresas associadas. Desde então, o número só cresce: atualmente, o Sindicato das Indústrias de Itajubá conta com 60 associadas.

 

 

Fonte: Agência Contexto

Compartilhar :

Últimas Notícias

Categorias

Have Any Question?

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod
Pular para o conteúdo