Endereço

Rua Major Belo Lisboa, 22

Telefone

(35) 3622-3547

Projeto Compre Bem Embraer atrai 60 empresas da região

Notícias

Ótima oportunidade de negócios em um setor altamente especializado e de difícil acesso às pequenas e médias empresas, em especial, do interior do Estado. A opinião é de Gisely Machado, diretora administrativa da Invent Automação Industrial e Usinagem, uma das 60 empresas que participou do Projeto Compre Bem, promovido pela FIEMG (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais), com apoio do Sindicato das Indústrias de Itajubá (SIMMMEI). O evento, realizado em 31 de maio, abriu espaço para que a Embraer divulgasse seu Programa de Desenvolvimento de Fornecedores.

“A gente sempre colocou como foco entrar nesse mercado, mas essa oportunidade aberta pela FIEMG e pelo SIMMMEI é, sem dúvida, um diferencial: tivemos acesso a informações que, sozinhos, seria muito difícil”, diz Gisely Machado. Para ela, há a necessidade de a Embraer buscar fornecedores para seus projetos e empresas interessadas e capacitadas para participar desse projeto. “O Compre Bem é um grande facilitador de negócios”, ressalta.

Para Sérgio Augusto Lourenço, superintendente da FIEMG, o objetivo do projeto é justamente esse. “Queremos sensibilizar o empresariado para as oportunidades que podem ser um grande salto para os novos nichos de mercado, com produtos de alto valor agregado”, explica. “Essa aproximação é possível porque foi coletiva e planejada. A Embraer não pode abrir as portas a todo e qualquer fornecedor. Temos condições de organizar a indústria mineira para atender às necessidades de cada mercado”, explica.

Sérgio Lourenço lembra que o evento, que reuniu 80 empresários e representantes das indústrias instaladas na região, superou todas as expectativas por se tratar de um setor muito específico. “É uma área que exige das empresas participantes três fatores fundamentais: Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento (PD) e Escala de Produção”, destaca. “Esse foi o primeiro contato da Embraer com fornecedores do Sul de Minas, mas acredito que, ao final do processo, teremos boas notícias com o fechamento de negócios”, diz.

Durante o evento, os executivos da Embraer apresentaram o projeto KC-390, apontaram as necessidades da empresa e informaram quais requisitos são necessários para a contratação de fornecedores. A equipe de executivos da empresa era formada por José Eduardo Teixeira Barbosa, gerente sênior do projeto KC-390; Jairo Sotério, gerente de Estratégia de Produto; Paulo Gustavo Franklin de Abreu, líder de Estratégia de Colaboração e de Negócios; Rafael Ribeiro Pinho da Silva, supervisor de Engenharia de Manufatura Programa KC-390; Cesar Rogério Kazuyoshi Isii, engenheiro de Manufatura Programa KC-390.

O superintendente da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Acáccio F. Santos Jr., disse que o Governo de Minas está empenhado em apoiar a criação do polo aeronáutico de Itajubá. “Estamos trabalhando para o desenvolvimento de três polos: Itajubá, Uberlândia e Lagoa Santa – na região metropolitana de Belo Horizonte”, diz. “Itajubá tem seus diferenciais ao abrigar a Helibras, a Unifei [Universidade Federal de Itajubá] e empresas que já prestam serviços para o setor aeroespacial”, completa.

Também participaram do projeto Compre Bem Luiz Eduardo Gurgel Mauad, vice-presidente da Helibras e vice-presidente do SIMMMEI; Frederico Ferrão, diretor da FIEMG; Paulo Cézar Bicalho de Abreu Chagas, gerente IEL; Francisco Eduardo Neves Novellino, do Conselho de Defesa de Minas Gerais.

Projeto Compre Bem

Fonte: Contexto Assessoria em Comunicação

Compartilhar :

Últimas Notícias

Categorias

Have Any Question?

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod
Pular para o conteúdo