Endereço

Rua Major Belo Lisboa, 22

Telefone

(35) 3622-3547

Projeto do Exército é apresentado em Itajubá

Notícias

Oportunidade para que as empresas de base tecnológica e as startups do ecossistema de inovação e empreendedorismo de Itajubá possam realizar negócios com o Exército Brasileiro. Esse foi o objetivo central da apresentação do Sistema de Defesa, Indústria e Academia de Inovação – SisDIA, realizado em 4 de setembro, no auditório do Centro de Excelência em Eficiência Energética (Excen) da Universidade Federal de Itajubá (Unifei).

O encontro, promovido pela INOVAi – Associação Itajubense de Inovação e Empreendedorismo de Itajubá, reuniu empresários, empreendedores e professores da Unifei. Eles foram recebidos pelo reitor da universidade, professor Dagoberto Alves de Almeida. O SIMMMEI foi representado no evento pelo seu presidente, Henrique Sérgio de Paula.

O SisDIA busca incrementar a cooperação entre as instâncias governamentais de todos os níveis, a base industrial brasileira e as universidades. De acordo com o general do Exército, Rômulo Bini, o Exército atua no SisDIA em várias frentes: “fomentando suas ações, oferecendo recursos humanos e capacitação, realizando prospecção tecnológica e figurando como potencial comprador dos sistemas e produtos desenvolvidos”.

O primeiro painel do encontro, comandando pelo coronel Nilo Sérgio de Lima Barros e Silva, visou uma apresentação geral do SisDIA em Minas Gerais. De maneira geral, disse o militar, o sistema busca incrementar a cooperação entre as instâncias governamentais de todos os níveis, a base industrial brasileira e as universidades – é o que se convencionou chamar de Tríplice Hélice.

“A gente percebe que isso ocorre em Itajubá, há uma sinergia entre governo, indústria e academia”, falou. Hoje, há escritórios do SisDIA em vários locais do país – em Minas Gerais, somente em Belo Horizonte.

Logo após, o secretário municipal de Ciências, Tecnologia, Indústria e Comércio da Prefeitura de Itajubá, José Fernando Grassi Bissacot, fez uma apresentação de Itajubá e suas potencialidades nas áreas de inovação e empreendedorismo. Na sequência, o diretor Maurício de Pinho Bitencourt falou sobre a criação e objetivos da INOVAi.

Feitas as apresentações, houve uma rodada de conversa, quando se discutiu a realização de possíveis projetos em conjunto. A mesa de trabalhos contou com a participação do general do Exército, Rômulo Bini; do coronel Nilo Sérgio de Lima Barros e Silva; do diretor de Inovação da INOVAi, Carlos Vitor Rodrigues Conti; e do coordenador de Fomento, Pesquisa e Desenvolvimento na Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da UNIFEI, Alessandro Augusto Nunes Campos.

 

Fonte: Agência Contexto

Compartilhar :

Últimas Notícias

Categorias

Have Any Question?

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod
Pular para o conteúdo