A formatura do Projeto DES (Desenvolvimento do Espírito Solidário) reuniu em torno de cem crianças participantes do programa, familiares, colaboradores e parceiros. A cerimônia ocorreu em 20 de novembro, na Faculdade de Medicina de Itajubá (FMIt). Foram entregues certificados e medalhas aos formandos. Eles também realizaram apresentações musicais e, ao final, foi oferecido um coquetel.
O projeto, promovido pela Cabelauto, tem como foco o intercâmbio e troca de experiências e vivências entre crianças e idosos. Os alunos de 1ª a 5ª série do Ensino Fundamental das Escolas Municipais Santo Agostinho e São Sebastião realizaram atividades envolvendo os idosos do Asilo Vila Vicentina e do Lar da Providência.
A coordenadora do projeto, Luciene Bernardo, destacou a importância de despertar o espírito solidário desde a infância. “Fica muito evidente o desenvolvimento da criança durante a participação no projeto. É uma transformação muito bonita que incentiva o respeito, humaniza a forma de interagir com o mundo e desperta a atenção e o carinho com o próximo”, acredita.
Ela contou ainda que, em 2014, pretendem diversificar as escolas envolvidas no projeto. Para participar, a instituição precisa apenas demonstrar interesse e estar disposta a desenvolver as atividades com os alunos. Durante o ano letivo as crianças visitaram, mensalmente, os asilos para realizar atividades envolvendo oficinas de artesanato, jogos, música, dança, teatro e festas. A Cabelauto oferece apoio e todo material necessário para que os professores preparem e treinem as ações e apresentações junto dos alunos.
Fonte: Contexto Assessoria em Comunicação