Empresários e gestores de empresas associadas participaram de encontro com o reitor da Unifei (Universidade Federal de Itajubá), professor Renato de Aquino Faria Nunes. Durante a reunião, em 19 de novembro, o reitor apresentou um balanço das ações durante os seus dois mandatos – 2004 a 2008 e 2009 a 2012. Estiveram presentes empresas como Alstom, Cabelauto, Artrel Eletricidade, B2ML, Rennosonic, Helibras e Datapool. O SIMMMEI foi representado pela gerente Sandra Márcia Cortez Ribeiro.
“A Unifei é uma parceira fundamental para o desenvolvimento de Itajubá, tanto pela qualidade dos cursos oferecidos à comunidade como por meio da formação de profissionais altamente qualificados”, explica Sandra Ribeiro. Ela ressalta que boa parte dos engenheiros da indústria passou pelos bancos da universidade, que completará o primeiro centenário no próximo ano. “São profissionais competentes que, sem dúvida, ajudaram e ajudam nossas empresas a atingir esse grau de maturidade que temos hoje, em especial, no setor de energia”, completa.
Sandra Ribeiro lembra que a Unifei também se destaca por apoiar uma série de iniciativas da indústria, como na parceria com a Helibras para se criar o Centro de Tecnologia de Helicópteros (CTH), e os novos empreendimentos por meio do Programa de Incubação da INCIT (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá). A INCIT integra a primeira fase do PCTI (Parque Científico e Tecnológico de Itajubá), que fica dentro do campus da Unifei.
Durante o encontro com empresários e gestores, Renato Nunes apresentou uma série de dados que mostram a evolução da Unifei durante suas duas gestões. No campus Itajubá, houve a implantação de 14 novos cursos de graduação, principalmente nas áreas de Ciências Exatas e Engenharia – eram 11 cursos e passou para 25; e 9 novos cursos de pós-graduação (mestrado ou doutorado), passando de 7 para 15 cursos. Já no campus Itabira, foram criados 9 novos cursos de graduação, todos na área de Engenharia.
Fonte: Contexto Assessoria em Comunicação