Endereço

Rua Major Belo Lisboa, 22

Telefone

(35) 3622-3547

SIMMMEI comemora Dia da Indústria em 25 de maio

Notícias

A união e a força da indústria itajubense geram emprego, promovem inovação, contribuem para o desenvolvimento de Itajubá e transformam vidas. É uma indústria comprometida com o setor e com a comunidade onde está inserida.

“Parabenizamos todas as empresas e empresários pela coragem e determinação em superar desafios e contribuir para a construção de um mundo melhor”, explica o presidente do SIMMMEI, Henrique Sergio de Paula. Em 25 de maio, comemora-se o Dia da Indústria (leia mais informações sobre a data logo abaixo)

De acordo com Henrique Sergio de Paula, a indústria é parceira das instituições e do Poder Público em várias ações e projetos, como no combate à Covid-19. “Estamos presentes na comunidade para superar esse momento com garra, dedicação e comprometimento. Juntos, somos mais fortes”, destacou o presidente do SIMMMEI.

Uma das ações práticas do SIMMMEI foi a adesão à campanha lançada pela Prefeitura de Itajubá, Hospital de Clínicas de Itajubá (HCI) e Santa Casa para a compra de materiais essenciais ao atendimento médico-hospitalar. Os recursos arrecadados foram usados na compra de máscaras cirúrgicas padrão Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária, máscara N95 (recomendada especialmente para profissionais que lidam com pessoas infectadas), aventais cirúrgicos, luvas, touca, álcool 70% e outros EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).

“Estamos presentes em ações e projetos empresariais, tecnológicos e comunitários de nossa cidade. Nosso objetivo é o desenvolvimento sustentável do município e o bem-estar dos cidadãos, sem perder o foco no fortalecimento da indústria, que gera milhares de empregos em Itajubá”, explicou.

A participação da entidade tem sido bastante expressiva nos mais variados projetos do município, como apoio à Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá (INCIT), no projeto do Parque Tecnológico e Científico (PCTI) e, mais recentemente, como sócia fundadora da Inovai – Associação Itajubense de Inovação e Empreendedorismo.

O SIMMMEI apoia ações das universidades locais, como da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), e de outras entidades de classe do município, como a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e a Associação Comercial, Empresarial e Industrial de Itajubá (ACIEI); e mantém estreito laço de cooperação com os organismos de segurança pública –Polícia Civil, Polícia Militar, Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros, entre outros.

GEMA

Outro motivo de comemoração do SIMMMEI, além do Dia da Indústria, é o aniversário de dez anos do Grupo Estratégico de Meio Ambiente (GEMA), criado pelo Sindicato das Indústrias de Itajubá, em maio de 2010. O grupo reúne profissionais da área de Meio Ambiente das empresas associadas com o objetivo de trocar informações, compartilhar técnicas e manter um canal aberto de colaboração mútua sobre assuntos relacionados às melhores práticas sustentáveis.

O GEMA promove, anualmente, atividades, campanhas e eventos públicos sobre temas relacionados à gestão ambiental no universo da indústria e de interesse social. Exemplos de campanha de conscientização são as ações no Dia Mundial da Água (22 de março), Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) e Dia Árvore (21 de setembro). Nessas atividades, o foco são as pessoas, em especial, crianças e adolescentes.

Fazem parte do GEMA as seguintes empresas: Balteau, Cabelauto, Fania, GE, Helibras e Stabilus.

*

DIA DA INDÚSTRIA

O dia 25 de maio foi escolhido para celebrar o Dia da Indústria em homenagem ao empresário e um dos fundadores da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), Roberto Simonsen. Na década de 1930, ele desempenhou papel fundamental para a consolidação do parque industrial brasileiro. Enquanto o mundo mergulhava na Segunda Guerra Mundial, no período de 1938 a 1945, com a ajuda de Simonsen o Brasil começou a fabricar produtos que até então tinham de ser importados da Europa e da América do Norte.

Simonsen faleceu em 25 de maio de 1948. Em sua memória, a data foi transformada no Dia da Indústria. Ele também recebeu o título de patrono da Indústria Nacional. Era engenheiro de formação, mas consagrou-se como industrial, administrador, professor, historiador e político, além de ter sido membro da Academia Brasileira de Letras. O Dia da Indústria foi instituído por decreto pelo presidente Juscelino Kubitschek, em 1957. (com dados do Portal da Indústria)

Agência Contexto – Assessoria em Comunicação

Compartilhar :

Últimas Notícias

Categorias

Have Any Question?

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod
Pular para o conteúdo