Endereço

Rua Major Belo Lisboa, 22

Telefone

(35) 3622-3547

SIMMMEI e associadas apoiam reforma e ampliação do CVT

Notícias

Mahle, Helibras, Balteau Produtos Elétricos, USM e Neurotec são parceiras do projeto

Cinco empresas associadas ao Sindicato das Indústrias de Itajubá (SIMMMEI) são parceiras na reforma e ampliação do CVT (Centro Vocacional Tecnológico) Laércio Caldeira, uma unidade da Rede de Formação Profissional Orientada pelo Mercado (RFPOM) – o projeto é coordenado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SECTES-MG), e mantido no município com total apoio e suporte da Prefeitura Municipal. As indústrias participantes são Mahle, Helibras, Balteau Produtos Elétricos, USM e Neurotec.

A obra também conta com recursos financeiros do SIMMMEI e o apoio de outros parceiros: 4º Batalhão de Engenharia de Combate de Itajubá, que fornece mão de obra, e Minas Tubo, responsável pela doação de materiais de construção e recurso parcial para instalação de um dos forros da sede do CVT. Também apoiam a inciativa Restaurante Avenida, a Padaria Carvalho, Supermercado Rende Mais e A Mineira.

“O SIMMMEI é o parceiro que possibilitou o início da reforma e que está garantindo a possibilidade de realizarmos todas as adequações necessárias e almejadas”, diz Laiz Mendonça Figueiredo, diretora de Formação Profissional da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Indústria e Comércio.

Novos cursos

Ela conta que, após a reforma e adequações, o CVT irá funcionar com toda a capacidade física do prédio, que tem 1.460 metros quadrados. “Vamos, com certeza, ampliar o número de cursos e, consequentemente, o número de alunos. Mas, o mais importante, é que seremos um polo da UAITEC – Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais”, destaca. Aliás, o CVT Itajubá foi uma das primeiras unidades do Estado escolhida para o projeto UAITEC.

“A obra era necessária porque precisávamos adequar nosso espaço físico para instalar os equipamentos que irão fazer parte da nova estrutura”, adianta a diretora Laiz Figueiredo. A reforma começou em 20 de agosto e deverá ser concluída em novembro. Atualmente, o CVT tem cerca de 180 alunos nos cursos técnicos e de formação profissional oferecidos pela instituição.

Com a ampliação do prédio, que fica na Rua Jorge Braga, Laiz Figueiredo diz ainda que o CVT contará com novas salas de videoconferência – que vão receber as aulas da UAITEC e dos atuais cursos técnicos do IFSULDEMINAS/IFPR. “Podemos firmar termos de cooperações com empresas e instituições e oferecer cursos sob demanda”, fala, lembrando que já conta com uma parceria muito boa com entidades como SESI, SENAC e SEBRAE.

Confira na tabela abaixo como era e como ficará o CVT após a reforma e ampliação do prédio.

ANTES DA REFORMA DEPOIS DA REFORMA
Sala da Coordenação Geral Recepção adequada (com entrada pela rua paralela, rampa de acesso a cadeirantes) e fechamento (passarela)
Sala do Coordenador de Laboratório Sala da Coordenação Geral
Recepção (apertada e com entrada na Rua Jorge Braga – rua de grande movimento e muito barulho) Sala do Coordenador de Laboratório
Sala de Inclusão Digital I Sala da INTECOOP
Sala de Inclusão Digital II Copa/Cozinha com novos equipamentos (parceria UNIFEI/INTECOOP) para cursos
Sala da INTECOOP Área para as aulas de pintura (com espaço para armazenamento dos quadros)
Sala de aula Sala de Videoconferência I
Laboratório de eletroeletrônica (sem terminar – não era adequado ao uso) Sala de Videoconferência II
Laboratório de Costura (local inadequado para as máquinas e mesa de corte e molde) Laboratório de eletroeletrônica (adequado)
Sala de Videoconferência Laboratório de costura (adequado e amplo)
Espaço para eventos (formaturas) Sala de Inclusão Digital I
Copa/Cozinha para uso interno Sala de Inclusão Digital II
Área para as aulas de pintura Sala de Inclusão Digital III
Sala de Aula I
Sala de Aula II
Sala de Aula III

Fonte: Assessoria de Comunicação

Compartilhar :

Últimas Notícias

Categorias

Have Any Question?

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod
Pular para o conteúdo