Endereço

Rua Major Belo Lisboa, 22

Telefone

(35) 3622-3547

SIMMMEI promove palestra sobre o eSocial

Notícias

A mudança na rotina da área de Recursos Humanos das empresas vai mudar, a partir de 1º de janeiro de 2018, com a entrada em vigor do eSocial, plataforma do Governo Federal que irá integrar todas as informações em um único ambiente. Ou seja, é um projeto conjunto do Governo Federal que integra Ministério do Trabalho, Caixa Econômica, Previdência Social e Receita Federal.

O eSocial foi tema de palestra organizada pelo Sindicato das Indústrias de Itajubá (SIMMMEI), em 8 de agosto. Ela foi ministrada pelas representantes do Grupo de Recursos Humanos de Itajubá (GRHI), Roseleila Fortes Vieira e Tatiany Almeida.

Na prática, o eSocial será a nova forma de prestação de informações feita pelo empregador que integrará a rotina de mais de 8 milhões de empresas e 40 milhões de trabalhadores. A plataforma já está aberta, desde o início de agosto, para um período de testes e adaptação das empresas.

“Como sugestão, acredito que as empresas devam buscar um profissional capacitado em legislação trabalhista e previdenciária, com conhecimento do eSocial, para auditar os processos internos e, se for necessário, indicar os ajustes necessários para o uso correto da plataforma”, explicou Roseleila Vieira.

Segundo a palestrante Tatiany Almeida, “é muito importante capacitar a equipe interna de RH para que todos conheçam e denominem a plataforma, considerando as 45 micros declarações, com recibo de envio, com prazo determinado e com consequências claras, ou seja, multas em caso de atraso ou preenchimento incorreto”.

Vale lembrar que a etapa de testes será para todas as empresas, mas a obrigatoriedade do uso da plataforma tem prazos diferentes: ela passa a ser obrigatória, em 1° de janeiro de 2018, para empresas com faturamento superior a R$ 78 milhões anuais. Para os demais empregadores, a data de início será em 1° de julho de 2018.

 

 

Fonte: Agência Contexto

Compartilhar :

Últimas Notícias

Categorias

Have Any Question?

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod
Pular para o conteúdo