Endereço

Rua Major Belo Lisboa, 22

Telefone

(35) 3622-3547

Universitários: projetos para a Airbus

Notícias

Aproximação entre a universidade e indústria faz parte de ação do PROCOMPI Metalmecânico de Itajubá

Estudantes e coordenadores do curso de engenharia daUNIFEI – Universidade Federal de Itajubátiveram a oportunidade de conhecer o desafio “Fly Your Ideas“, um concurso realizado pelaAirbus, com o apoio daUNESCO, aberto para participantes do mundo inteiro, com o foco em promover soluções em inovação para o setor aeroespacial.

OFly Your Ideasfoi apresentado pelo gerente de projetos daHelibras, Renan Lima. A competição vai premiar as melhores ideias desenvolvidos por alunos universitários nos temas: Eletricidade, Data Center, Segurança Online, Internet das Coisas, Inteligência Artificial e Realidade Aumentada. Os projetos selecionados devem ser realizados em dois anos e terão suporte técnico dos engenheiros daAirbuseHelibras. A premiação é de 45 mil euros. Todos os projetos devem ser aplicáveis ao setor aeroespacial.

De acordo com Pedro Casasanta, analista de projetos daFIEMG, além da aproximação entre indústria e universidade que o desafio proporciona, é uma grande oportunidade para os alunos, já que terão a chance de ver um projeto realizado por eles sendo apoiado por uma empresa referência no setor, que é a Airbus e ter suas ideias aplicadas em soluções para a indústria. “Esperamos que muitos projetos sejam apresentados e que as ideias possam ser materializadas pelas indústrias locais. Outras inciativas serão mapeadas.” Afirma o analista.

O encontro foi promovido pelas empresas participantes doProjeto PROCOMPI Metalmecânico de Itajubáe conta com o apoio doSIMMMEI,SEBRAE MGePrefeitura de Municipal. A principal finalidade dessa ação é aproximar a universidade com a indústria. “Foi uma ótima interação com a universidade e também com os alunos, que já fazem projetos na área de tecnologia e inovação”, afirma William Wanaguidawa, daSensymed Equipamentos Médicos LTDA, integrante doPROCOMPI. Para o programa, os principais ganhos dessa aproximação são acesso às principais linhas de pesquisa, desenvolvimento de produtos, mão de obra capacitada e pesquisa aplicada a novos projetos.

OPROCOMPIé uma parceria entre aConfederação Nacional da Indústria (CNI)e oServiço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE)para elevar a competitividade das empresas industriais de menor porte, por meio do estímulo à cooperação entre as empresas, à organização do setor e ao desenvolvimento empresarial e territorial.

 

Fonte: FIEMG

Compartilhar :

Últimas Notícias

Categorias

Have Any Question?

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod
Pular para o conteúdo